Artigo 27/08/2020 13:38

Dia do Corretor de Imóveis: Temos motivos para comemorar?

Hoje, 27 de agosto, é comemorado o dia do Corretor de Imóveis, profissional reconhecido por participar dos momentos mais importantes da vida de muitas pessoas.

Hoje, 27 de agosto, é comemorado o dia do Corretor de Imóveis, profissional reconhecido por participar dos momentos mais importantes da vida de muitas pessoas.

Afinal, quando alguém pensa em construir uma família, quando pensa em colocar um negócio, quando busca um local para lazer, quando uma mudança profissional impõe a ida para outra cidade, quando se imagina investir, a presença de um corretor de imóveis é algo estritamente necessário.

Certamente, a maior parte das pessoas já tiveram ou ainda terão a oportunidade de contratar os serviços de um corretor de imóveis durante a vida.

Em meio a um cenário mundial de uma crise sanitária, decorrente da pandemia do Coronavírus e, por consequência, dos impactos econômicos advindos, a grande pergunta do dia é: temos motivos para comemorar?

Em várias entrevistas realizadas durante a semana passada, lideres da construção civil, dentre eles o Presidente do SINDUSCON/RN – Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte, a Presidente do CREA/RN – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte e o representante do CAAU/RN – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte, apresentaram um diagnóstico do setor, destacando os avanços na elaboração do novo Plano Diretor de Natal e deixando claro o equilíbrio entre preservação e desenvolvimento que o projeto contempla, alertando que viveremos um excelente momento da construção civil e, por consequência, a retomada do desenvolvimento da nossa cidade.

Quem teve a oportunidade de ler, ouvir e/ou assistir algumas dessas entrevistas ou matérias, com toda a certeza captou a ideia de que o otimismo é o traço característico de todos os envolvidos.

Na data de ontem, os principais meios de comunicação da cidade também veicularam a notícia de que a Justiça, acatando pedido do Ministério Público Estadual, nos autos de uma ação civil pública, determinou a suspensão do processo de revisão do Plano Diretor de Natal.

Ainda de acordo com as notícias, o grande debate levado ao Poder Judiciário guarda relação com o fato da fase final, que antecede a remessa ao Poder Legislativo, está acontecendo por meio virtual/digital, circustância que prejudica a participação popular.

Longe da ideia de opinar a respeito do posicionamento jurídico, levando-se em conta que a palavra final caberá à justiça, como corretor de imóveis há mais de 30 anos, também obrigado pela pandemia a mudar a lógica de prestar os serviços de venda e locação de imóveis, na medida em que os meios eletrônicos tiveram que de ser rapidamente utilizados, recebo com tristeza a notícia de suspensão do andamento do processo de revisão do Plano Diretor de Natal.

É fato que a cidade de Natal e o próprio Estado do Rio Grande do Norte vêm acumulando diversas perdas nos últimos anos. Perdemos os investimentos destinados aos empreendimentos no litoral do estado, perdemos para os estados vizinhos e até mesmo para o Município de Parnamirim os investimentos na construção de empreendimentos residenciais, dadas as limitações do atual plano diretor e, recentemente, nos demos conta de que estamos perdendo a Petrobrás.

Enfim, são perdas que viraram rotina e que, com certeza, limita o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado, refletindo, por consequência, na qualidade de vida de todos.

Exatamente por isso, no dia de hoje, data em que é celebrado o Dia do Corretor de Imóveis, respondendo a pergunta inicial, temos realmente que comemorar a existência de uma profissão tão importante para o desenvolvimento de uma cidade/estado e até mesmo para a vida das pessoas. Conheço de perto a rotina de captar, apresentar, convencer e participar da celebração de diversos negócios.

No entanto, aproveito a oportunidade para dizer que o grande presente a ser dado não apenas aos Corretores de Imóveis como também à nossa cidade é a UNIÃO daqueles que possuem atribuição e responsabilidade de solucionar o impasse jurídico criado,  para que resolvam imediatamente e permitam a retomada no processo de revisão do Plano Diretor de Natal, pois não podemos perder essa grande oportunidade de fazer nossa cidade avançar.

Parabéns a todos os Corretores de Imóveis

Espero que nosso grande presente – a revisão do Plano Diretor de Natal – seja entregue ainda no ano de 2020.

Caio Fernandes
Corretor de Imóveis e Sócio da Imobiliária Caio Fernandes

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista