Cidades 10/03/2020 17:43

Ação da Prefeitura recupera canteiros da cidade

Além dos trabalhos de recuperação e reforma de praças e logradouros públicos, a Prefeitura de Natal está promovendo serviços de requalificação dos canteiros centrais das principais ruas e avenidas da cidade.

Além dos trabalhos de recuperação e reforma de praças e logradouros públicos, a Prefeitura de Natal está promovendo serviços de requalificação dos canteiros centrais das principais ruas e avenidas da cidade.

A cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), as melhorias estão sendo realizadas inicialmente na avenida Romualdo Galvão.As equipes do Departamento de Operações estão realizando serviços de alinhamento, nivelamento, rejuntamento e “caiação” dos canteiros centrais da avenida. A previsão da Semsur é de que as obras no local transcorram durante este mês de março, para então começar o mesmo serviço nas avenidas Afonso Pena, Rodrigues Alves e Campos Sales.

Em fevereiro, a Semsur fez o mesmo trabalho nos canteiros das ruas Seridó, Potengi, Ceará-Mirim e Floriano Peixoto. Também está prevista a recuperação do canteiro central da avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte.

“Estamos trabalhando de maneira firme na manutenção e recuperação dos nossos espaços públicos. Esse é um serviço fundamental, já que o ordenamento dos canteiros gera mais segurança no trânsito, impacta positivamente na mobilidade urbana e melhora o aspecto urbano de Natal, uma vez que temos espaços organizados e bem cuidados. É importante também a participação dos moradores na conservação desses espaços”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.

Natal Mais Verde

O cidadão, empresa ou condomínio residencial que deseja ajudar o poder público municipal na manutenção e conservação dos canteiros pode aderir ao programa “Natal Mais Verde”. A iniciativa foi criada com o intuito de conservar os espaços públicos através de uma parceria entre o Executivo Municipal e a sociedade.

Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros ou praças e em troca o município concede ao adotante o direito de fazer propaganda no local. O Programa Natal Mais Verde possui ao todo 40 áreas adotadas.

Para participar do projeto, as empresas, instituições ou pessoas físicas interessadas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para realizar o cadastro e assinar um termo de compromisso. A partir disso, será preenchida uma proposta de adoção e o processo será publicado no Diário Oficial do Município.

Uma vez publicado no DOM, o adotante ficará responsável pela manutenção da área (irrigação, corte de grama, adubação, etc).

A adoção é individual. Caso haja interesse de mais de uma pessoa/empresa por uma mesma área, a escolha será baseada em critérios de desempate previstos na Lei N° 5.915/09.

Mais informações poderão ser obtidas diretamente no setor do Natal Mais Verde, que fica na sede da Semsur, localizada na Avenida Princesa Isabel, 799 – Cidade Alta. Também é possível

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista