Mortes 27/01/2020 11:02

Marcos Formiga sofria de um enfisema pulmonar

O ex-prefeito de Natal e ex-deputado federal Marcos César Formiga faleceu neste domingo (26), aos 78 anos, em decorrência de problemas pulmonares.

O ex-prefeito de Natal e ex-deputado federal Marcos César Formiga faleceu neste domingo (26), aos 78 anos, em decorrência de problemas pulmonares.

O velório está sendo no Cemitério Morada da Paz.

A missa de Corpo Presente está marcada para às 16h, desta segunda-feira (27) e a Cerimônia de Cremação será a partir das 17h, também no Morada da Paz.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo divulgou uma nota oficial na qual lamenta a perda e afirma que Marcos Formiga era um “planejador por excelência – decerto, um dos maiores da história recente do Rio Grande do Norte e um quadro técnico talentoso que a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, FIERN, mantinha com muito orgulho”. A prefeitura de Natal decretou luto oficial de três dias.

Marcos César Formiga nasceu em Sousa, na Paraíba, em 17 de agosto de 1941. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1965. Pós-graduado em Economia (ISVE, Roma), em Roma, e em Planejamento Econômico (CEPAL, Santiago), Chile, atuou como economista, professor universitário e consultor econômico.

Durante o governo de Cortez Pereira atuou como secretário de Planejamento, coordenador geral (1971 – 1979) e economista do Banco de Desenvolvimento do RN (BDRN). Publicou o estudo de Desenvolvimento Industrial para o Nordeste (1972).

Em 1980, assumiu a direção da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), de onde dois anos depois afastou-se para assumir a Prefeitura de Natal.

Foi o 34ª Prefeito de Natal, no período de 1983 a 1986, por indicação do governador José Agripino Maia (1983-1986). Foi responsável por diversas obras, destacando-se a drenagem e pavimentação de vias e a ampliação da rede de drenagem entre a Cidade Alta, Ribeira e Rocas.

Elegeu-se duas vezes suplente de deputado federal pelo PFL, assumindo a função com a eleição de Wilma de Faria para a Prefeitura de Natal (1988 a 1991); e com a nomeação de Aluízio Alves como Ministro da Integração Regional (1994 a 1995).

Atuou como secretário de Áreas Metropolitanas, no Ministério da Integração Social, entre 1992 a 1994; e como secretário de Desenvolvimento Urbano, em 1994.

Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), exerceu as funções de Chefe de Gabinete e Assessor Especial de 1999 a 2002. Em 2011, assumiu como assessor técnico da Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), onde coordenou o projeto de desenvolvimento econômico para o Estado lançado em 2014: o Mais RN.

Casado com Celina Maria, com quem teve três filhos: Gabriela, Marcelo e Daniela.

Fonte: Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista