10/10/2019 09:43
TCU aprova mega leilão do pré-sal e Governo comemora
O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou nesta quarta-feira (9) um acórdão com determinações ao governo relacionadas ao leilão do pré-sal previsto para novembro. A aprovação foi comemorada na equipe econômica.
O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou nesta quarta-feira (9) um acórdão com determinações ao governo relacionadas ao leilão do pré-sal previsto para novembro.
A aprovação foi comemorada na equipe econômica.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, vê na decisão o cumprimento de um passo fundamental para o leilão previsto para o mês que vem e que vai ajuda a amenizar o rombo das contas públicas. “É um dia histórico para o país”, disse à reportagem.
Rodrigues atribuiu o avanço a um trabalho de interlocução intensa entre o governo e o órgão de controle, o que teria contribuído para o avanço da análise pelos técnicos. “O Executivo trabalhou em coordenação com as várias áreas envolvidas, em uma discussão que evoluiu ao longo do tempo, desde a [época do governo de] transição”, disse.
Ele ressalva, no entanto, que ainda será necessário passar por outras fases de aprovação até o leilão. O próprio TCU tem um outro processo que analisa o leilão de excedentes. “Essa é uma etapa importante, mas há outras, para um processo que terá fortíssimo impacto em emprego e renda”, disse.
Mesmo antes de assumir o governo, o ministro Paulo Guedes (Economia) colocou a cessão onerosa como uma prioridade para a equipe econômica. Seu objetivo era “desentupir” o mercado de óleo e gás e reduzir a participação da Petrobras ao atrair empresas privadas ao mesmo tempo em que arrecada recursos para os cofres públicos.
Deu em Diário do Poder
Descrição Jornalista
A guerra virtual entre Donald Trump e Elon Musk
02/07/2025 20:07
‘Se eu não for ao Supremo, não governo o país’, diz Lula sobre IOF
02/07/2025 16:32
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49