16/07/2019 06:05

Cadastro Positivo dará juros mais baixos ao bom pagador

O cadastro positivo começou para valer. A partir de agora os brasileiros passam a ser incluídos compulsoriamente num banco de dados de consumidores e receberão uma nota (score) sobre seu comportamento financeiro.

O cadastro positivo começou para valer.

A partir de agora os brasileiros passam a ser incluídos compulsoriamente num banco de dados de consumidores e receberão uma nota (score) sobre seu comportamento financeiro.

Quanto mais alta for essa nota, mais chances a pessoa terá de receber ofertas de credito bancário ou de compra de bens com juros mais baixos. Se ela for baixa, as portas dos financiamentos estarão fechadas. O cadastro positivo existe desde 2011 e está ativo desde 2013, mas a adesão era opcional.

Com a entrada da nova lei em vigor, na terça-feira 9, bancos e empresas podem incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia, como acontece com o cadastro negativo, que inclui pessoas com nome sujo.

De acordo com a Associação Nacional de Bureaus de Crédito (ANBC), há cerca de 15 milhões de cadastrados espontaneamente na lista positiva e a expectativa do setor bancário é de que 100 milhões de pessoas entrem no sistema.

Na definição da nota do consumidor são considerados, por exemplo, o histórico de crédito e os dados de consumo contínuo, como pagamento de contas de luz, água e telefone. Um atraso nessas contas pode rebaixar o score do contribuinte.

Deu em Istoé

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista