07/05/2019 10:09

Quem são e como pensam os ativos digitais acima dos 50 anos

Vejam as principais conclusões da pesquisa que investigou o perfil dos brasileiros acima dos 50 anos e que usam constantemente a internet e as redes sociais:

Vejam as principais conclusões da pesquisa que investigou o perfil dos brasileiros acima dos 50 anos e que usam constantemente a internet e as redes sociais:

PERFIL | Os novos maduros são ativos e digitais. A maioria dos entrevistados está trabalhando em empresas ou fora delas – 71%. Mesmo entre os aposentados, a rotina semanal é intensa: atividade física, voluntariado, interação com amigos e familiares. Entre os desejos, querem interagir e provar que têm muito a contribuir; fazem questão que a sociedade saiba que estão ativos. No detalhamento, 24% trabalham como funcionários de empresas; 22% atuam como autônomos; 22% estão aposentados e não trabalham; 15% são aposentados e continuam trabalhando; 11% são empreendedores; e 6% estão desempregados.

A forma de enxergar a maturidade também foi objeto da pesquisa. Para 83% dos entrevistados, as gerações mais velhas aprendem com as mais novas e vice-versa. Para 24% dos maduros, há preconceito etário – o chamado ageismo. A despeito das dificuldades, associam a maturidade com uma das melhores fases da vida – sobretudo por ter mais tempo; mais experiência para valorizar situações e pessoas; e para entender o que realmente importa. “É comum nos esquecermos que essa geração de maduros chega à senioridade com saúde, atividade mental e física em dia. Eles estão construindo uma nova imagem da longevidade, oxigenando pautas com jovialidade, energia e produtividade”, avalia Layla.

CURIOSOS |Eles são curiosos. Entre os entrevistados, 79% acima de 50 anos estão dispostos a experimentar novos produtos, serviços e marcas; entre os 60+, 74% se sentem abertos para testar novas tecnologias. Quando perguntados se se consideram pessoas digitais, 71% dos entrevistados com 50+ afirmam positivamente; entre os seniores com mais de 60 anos, esse percentual sobre para 74%.

REDES SOCIAIS | Entre as redes mais conhecidas, destaque para o WhatsApp: 98% conhecem e 95% já utilizaram. O Facebook ocupa a segunda posição – 96% conhecem e 91% usam efetivamente –; seguido por YouTube, com 94% e 51%, respectivamente. O índice dos demais para conhecimento e uso são: Messeger (91% e 76%); Instagram (89% e 73%); Twitter (69% e 34%) e LinkedIn (63% e 41%).

As redes sociais preferidas dos maduros, são WhatsApp (88%), Facebook (65%) e Instagram (48%). Entre os principais motivos para a preferência, estão: acesso a novidades, possibilidade de se relacionarem com os amigos, conversar com a família, mostrar o próprio trabalho, facilidade de uso, concentração de amigos e parentes no ambiente virtual, receber fotos e vídeos.

“Um olhar importante para se ter sobre os maduros, é que muitos deles ainda trabalham, seja de forma autônoma ou em grandes empresas. Por isso, vemos uma grande parcela utilizando o LinkedIn e buscando novas formas de se atualizar e manter-se em um mercado cada vez mais dinâmico. Mesmo em redes sociais como Facebook e Instagram, os profissionais de comunicação e e-commerce devem-se manter atentos, pois os 50+ ainda são consumidores e compradores, tanto no mundo físico quanto no online”, pontua Lucas Mathias, especialista de pesquisa e marketing na MindMiners.

MUITO ALÉM DA CURTIDA | A pesquisa mostra que 70% dos maduros acima dos 50 anos consomem conteúdo na NETFLIX; 58% têm conta no Spotify; e 27% declaram usar ou ter usado sites e aplicativos de relacionamento.

INFLUENCIADORES DIGITAIS | Apesquisa Maduros e digitais: redes sociais, influenciadores e vida digital após os 50 anos se propôs a investigar a relação dos seniores com os influenciadores digitais – pessoas que podem criar movimentos, ditar tendências, influenciar decisões, opiniões e pontos de vistas. Entre os Millennials, os influenciadores são conhecidos por recomendar produtos e serviços; por terem um poder de fala que rivaliza com meios como tevê e rádio, podendo estar ao alcance de milhões de pessoas ao redor do mundo, tendo por “moeda” a confiança. Em uma época na qual a publicidade convencional está sendo questionada, os influenciadores têm ditado novas formas de promover marcas.

A análise do impacto dos influenciadores entre os 50+ mostra que 67% dos maduros sabem o que é o influenciador digital; 46% dos entrevistados seguem algum desses influenciadores nas redes sociais. Entre os tópicos de interesse, 55% apontam moda e beleza; 51% comportamento e relações humanas; 50% entretenimento e cultura; 47% culinária e gastronomia; e 45% saúde e fitness. Alguns Top of Mindentre os influenciados digitais não diferem muito das gerações mais jovens: Felipe Neto, Whindersson Nunes, JoutJout, Ricardo Amorim, Consuelo Blocker e Kéfera. Quando analisamos os favoritos, o resultado difere um pouco: Carlinhos Maia, Consuelo Blocker, Ricardo Amorim, Felipe Neto e Padre Fábio de Melo.

Entre os entrevistados, 82% com mais de 50 anos apontam o celular como dispositivo mais utilizado para acessar conteúdos de influenciadores. E 71% preferem o Instagram; 60% o Youtube; e 48% o Facebook para acompanharem as novidades. A análise de formato de conteúdo mostra que mais da metade dos entrevistados preferem o vídeo (53%) e 35% declararam preferir o formato de texto.

INFLUENCIADORES CONSUMIDORES | Os influenciadores digitais estão apresentando aos maduros novos produtos e serviços. Entre 71% dos entrevistados com mais de 50 anos, a afirmativa recorrente é que ficaram sabendo de determinado item de consumo por indicação desses atores digitais; 18% dos maduros buscam informações de produtos e serviços com esses influenciadores digitais e celebridades. 75% dos maduros afirmaram que descobriram e compraram produtos por essa indicação. Ou seja, há uma compra efetiva impulsionada pela recomendação. Entre os que compraram, 48% adquiriram produtos de higiene e beleza; 41% compraram roupas; e 33% calçados. Entre as demais categorias que merecem destaque: perfume (30%); viagem (31%); eletrodoméstico (25%); e serviço por assinatura (16%).

MICROINFLUENCIADORES MADUROS |O estudo foi além da detecção dos influenciadores digitais conhecidos – observou a presença de microinfluenciadores e produtores de conteúdos relevantes para os maduros brasileiros. Entre os destaques, Silvia Fernandes (Silvia rumos aos 60s) e Rosangela Marcondes (It Avó).

SOBRE A ANÁLISE |Maior que a população do Chile e Uruguai juntas, o número de maduros já soma 30 milhões no Brasil; em pouco tempo, o país será o sexto maior do mundo com população com mais de 60 anos. Pela primeira vez na história, a humanidade tem mais tempo para viver; sonhar; reinventar a vida, a carreira, os relacionamentos e a própria trajetória. A chave está em desenvolver novos territórios nos quais o capital social e intelectual lapidado em décadas possa redefinir padrões de consumo e comportamento. Os maduros estão em toda a parte, inclusive na internet. Para entender essa nova sociedade prateada, a consultoria Hype60+ e MindMiners conduziram o estudo Maduros e digitais: redes sociais, influenciadores e vida digital após os 50 anos.Nesse estudo, os coordenadores investigaram as diferentes formas de consumo e interação dos 50+ nos canais digitais como Facebook, Instagram e WhatsApp – além de aprofundar a relação desse consumidor sênior com os influenciadores digitais.

SOBRE A METODOLOGIA |A pesquisa conduzida entre 27 de fevereiro e 11 de março 2019, foi realizada de forma digital a partir de questionário quantitativo aplicado em amostra de 533 pessoas, de 50 até mais de 80 anos; das regiões Sudeste, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte; de todas as classes sociais. A busca foi por entender a relação entre hábitos do público maduro na internet e interação com os influenciadores digitais. A íntegra da pesquisa estará disponível a partir do dia 15 de abril, em https://mindminers.com/blog#estudos-originais

SOBRE HYPE60+ | Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype60+, oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação ao desenvolvimento de produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior. Entre os projetos já realizados estão clientes como o grupo Drogaria São Paulo e Pacheco, Nestlé, Grupo Couromoda, Akousis Aparelhos Auditivos, Sul América e Unibes Cultural.  Mais informações: http://hype60mais.com.br/.

SOBRE A MINDMINERS | Startup de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa -, conta com uma plataforma automatizada exclusiva e a curadoria de uma equipe altamente experiente para entregar inteligência de marketing com agilidade, transparência e qualidade de forma acessível aos mais variados perfis de clientes. mindminers.com.br/

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Frida Luna Boutique de Comunicação

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista