14/03/2019 14:03

IBGE diz que cresceu 0,4% o volume de vendas no comércio varejista

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve crescimento de 0,4% em janeiro em comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado positivo vem após recuo de 2,1% em dezembro.

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve crescimento de 0,4% em janeiro em comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado positivo vem após recuo de 2,1% em dezembro.

O crescimento geral do varejo em janeiro é reflexo dos resultados positivos nas atividades pesquisadas. De um total de oito, sete delas apresentaram alta em comparação a dezembro.

“O comércio varejista voltou a crescer com resultado positivo em praticamente todas as atividades. Isso mostra um aumento de ritmo no varejo, uma melhora.”, analisou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

Duas categorias tiveram destaque: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (alta de 8,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (alta de 7,2%), que inclui lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros e teve a segunda maior contribuição no resultado geral.

O único recuo da lista veio dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,5%).

Nunes entende o desempenho como “uma acomodação após três meses de crescimento em que o grupo acumulou alta de 3,5%.” A atividade, no entanto, obteve o melhor resultado (+7,2%) comparado a janeiro de 2018, influenciada por uma menor variação nos preços de seus produtos, segundo IBGE.

“Todas as atividades mostraram uma reversão em relação a dezembro, com exceção de combustíveis (+0,5%) e livros (+0,2%), que mantiveram o crescimento. Isso se deu por razões diferentes. Os combustíveis estão associados às quedas no preço nos últimos dois meses, enquanto os livros estão ligados a uma sazonalidade relacionada ao período de natal e de volta às aulas”, complementou a pesquisadora.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, na série sem ajuste sazonal, houve um crescimento geral de 1,9%, sexto resultado positivo registrado. O ajuste sazonal é utilizado para comparar desempenhos em meses próximos (por exemplo, dezembro e janeiro) de forma mais justa, já que algumas categorias possuem especificidades relacionadas à época do ano.

Um exemplo são os alimentos, que tem períodos delimitados para a colheita, nos quais os resultados são superiores ao resto do ano sem necessariamente resultar de aumento ou queda na produção.

Deu em Veja

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista