07/01/2019 12:34
Ministro Carlos Alberto Santos diz que vai fiscalizar as ONGs
O Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou que a fiscalização do trabalho de Organizações Não-Governamentais (ONGs) pretende otimizar os recursos das entidades.
O Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou que a fiscalização do trabalho de Organizações Não-Governamentais (ONGs) pretende otimizar os recursos das entidades.
Em um primeiro momento, o governo deve fazer um mapeamento de todas as ONGs em atividade no país e suas áreas de atuação para, a partir daí, iniciar a fiscalização.
“São milhares e muitas delas com dinheiro público. O objetivo dessa coordenação é otimizar a utilização de dinheiro público e levar mais benefícios na ponta da linha. Então, não é interferir na vida das organizações, nem restringir nada”, afirmou Santos Cruz.
De acordo com o ministro, há um número expressivo de ONGs com atividades paralisadas porque não souberam aplicar recursos. “As boas você tem que valorizar e pegar até como exemplo pras outras melhorarem”, finalizou.
A ação, porém, não será restrita a entidades que dependem de dinheiro público.
A Medida Provisória 870/2019, primeiro ato do presidente Jair Bolsonaro, designou à Secretaria de Governo “Supervisão, coordenação, monitoramento e acompanhamento de atividades e ações dos organismos internacionais e das organizações não governamentais (ONG’s) no território nacional”.
À BBC Brasil, Santos Cruz justificou: “Mesmo aquelas que recebem dinheiro privado é necessária a coordenação porque a gente tem que saber, às vezes, a qualidade técnica”.
Em 2017, durante evento no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, o então pré-candidato à presidência Bolsonaro chegou a afirmar categoricamente que acabaria com o financiamento de ONGs
“Pode ter certeza que se eu chegar lá (presidência da República) não vai ter dinheiro pra ONG”, disse.
Deu em Congresso em Foco
Descrição Jornalista
Dá para identificar texto gerado por inteligência artificial?
01/07/2025 20:24
“STF invade o espaço de outros poderes”, diz André Mendonça
01/07/2025 16:58
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49