Dados dos Centros de Dependência Americana revelam que os sintomas mais comuns da abstinência são dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade e, às vezes, até depressão.
São esses processos que tornam o indivíduo mais suscetível às recaídas. Com base nessas informações, os pesquisadores analisaram o comportamento de 231 participantes que tentaram reduzir ou cortar alimentos como bolos, pizza e batatas fritas do cotidiano.
Os resultados, baseados em auto-relatos, mostraram que a pior fase foi entre o segundo e o quinto dia de abstinência. Nesse período, os indivíduos demonstraram sintomas físicos e psicológicos mais intensos, como tristeza, irritabilidade, cansaço e desejo.
“As implicações do estudo sugerem que os sintomas de abstinência podem tornar as mudanças na dieta desafiadoras, contribuindo para que as pessoas voltem aos maus hábitos alimentares”, disse Ashley Gearhardt, co-autora da pesquisa.
De acordo com o site especializado Medical Daily, esse é o primeiro estudo a analisar os sintomas de abstinência alimentar causada por alimentos processados em pessoas.
Pesquisas anteriores focaram os esforços apenas na retirada do açúcar. Apesar das descoberta interessante, o estudo apresenta limitações, como não ter observado como cada participante eliminou os alimentos processados da dieta.
Mesmo com o risco de experimentar os sintomas de abstinência – que passam em alguns dias – é recomendado abandonar a dieta gordurosa e iniciar uma alimentação balanceada para evitar riscos de saúde.
Deu em Veja