Indústria 11/07/2018 11:19

Indústria vende direto ao consumidor final. Peraí! E o varejo? Vai sumir?

Então, explicando melhor, estamos aqui querendo insinuar que o varejo pode, um dia, desaparecer? SIM!

Então, explicando melhor, estamos aqui querendo insinuar que o varejo pode, um dia, desaparecer?

SIM!

Veja. As empresas estão se transformando em plataformas. Elas estão fazendo parcerias externas com terceiros, construindo soluções internamente ou comprando pedaços e mais pedaços de elos da cadeia em que atuam. Estão virando, cada empresa, uma espécie de marketplace em si mesma.

Entre outras coisas, estão começando a vender direto ao seu consumidor, através do conceito de omnichannel, em que a indústria passa a controlar desde a produção a venda final, em vários canais, on e/ou off.

Bom, o final dessa história é a desintermediação do varejo tradicional. Novas tecnologias de viabilização de negócios e de comercialização começam a aparecer, acelerando cada vez mais o desmanche da mais antiga cadeia de valor de negócios que conhecemos, que é a que começa na indústria, passa pelo distribuidor, chega ao varejo, que por sua vez vende ao consumidor final.

Amazon estão se precavendo, dominando ela própria vários pedaços dessa cadeia, não sendo um produtor convencional. Nesse item, se alinha com outros produtores e tem hoje produtos de marca própria. Mas é no restante da cadeia,  na lógica do seu marketplace, que está seu pulo do gato. Até o momento, pelo menos.

Atento a esse movimento inédito em nossa história, o AdAge está preparando um summit que vai falar exatamente sobre tudo isso. É o Direct Brands Summit.

Independentemente de você estar pensando em ir ou não, o que vale é ficar ligado na tendência. E ir acompanhando seu desenrolar.

Sempre com uma certeza na cabeça: se você é daqueles que pensa que essas coisas não vão acontecer aqui no Brasil, melhor pensar de novo.

Deu em ProXXIma

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista