Eventos 06/07/2018 05:18

Há 90 anos, avião com italianos pousava em Touros

Por certo, muitas pessoas que passam apressadas pela praça Carlo Del Prete, no bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio, desconhecem a história do homem que lhe dá o nome e cuja estátua ornamenta o lugar. Mas, ao lado do seu compatriota Arturo Ferrarin, ele é autor de um feito histórico, que hoje, dia 5 de julho, completa 90 anos: a primeira travessia do Atlântico em avião, num voo sem escalas, entre a Europa e a América Latina.

Por certo, muitas pessoas que passam apressadas pela praça Carlo Del Prete, no bairro das Laranjeiras, na zona sul do Rio, desconhecem a história do homem que lhe dá o nome e cuja estátua ornamenta o lugar.

Mas, ao lado do seu compatriota Arturo Ferrarin, ele é autor de um feito histórico, que hoje, dia 5 de julho, completa 90 anos: a primeira travessia do Atlântico em avião, num voo sem escalas, entre a Europa e a América Latina.

Ou, mais precisamente, entre Montecelio, comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, e a pequena cidade de Touros, a cerca de 80 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.

O historiador potiguar Rostand Medeiros, autor, junto com seu colega Frederico Nicolau, do livro Os cavaleiros do céu – A saga do voo de Ferrarin e Del Prete, conta que os dois decolaram de uma pista de 1.200 metros num pequeno avião Savoia-Marchetti S-64, no dia 3 de julho de 1928, às 18h51, no horário local.
Depois de voarem ininterruptamente por 49 horas e 15 minutos, num percurso de 7.188 km, eles pousaram nas areias da praia de Touros, no meio da tarde do dia 5 de julho.
O feito de Del Prete e Ferrarin se insere num contexto histórico, o das décadas de 1920 e 1930, não muito tempo depois do primeiro voo do 14 Bis, inventado por Alberto Santos Dumont, em 1906. Vários países e aviadores queriam realizar viagens pioneiras, bater recordes e viabilizar os aviões como novo meio de transporte.
“Nessa época, a Itália estava dando muita atenção e patrocinando empreitadas aéreas pelo mundo afora”, conta Medeiros.
“Entre os empreendimentos estava a construção de um novo aeroplano na fábrica Savoia-Marchetti, em Sesto Calende, na província de Varese.”_102385168_senzatitolo-11
Deu na BBC
Fotos: ARQUIVO PESSOAL ROSTAND MEDEIROSImage caption
O avião decolou de Montecelio, comuna italiana da região do Lácio, província de Roma, e pousou na a pequena cidade de Touros, a cerca de 80 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista