Educação 28/02/2018 11:26
Aluno brasileiro levará 260 anos para atingir excelência em leitura
A comparação entre o Brasil e os pesos-pesados da educação mundial, como Xangai e Finlândia, sempre ressalta com um punhado de notas vermelhas o quanto o país está distante da excelência.
A comparação entre o Brasil e os pesos-pesados da educação mundial, como Xangai e Finlândia, sempre ressalta com um punhado de notas vermelhas o quanto o país está distante da excelência.
Agora o Banco Mundial, em um abrangente relatório divulgado nesta quarta-feira, conta a história com um ângulo diferente: a seguir o ritmo atual de avanço na sala de aula, os estudantes brasileiros só alcançarão o presente patamar de seus pares de nações mais ricas na habilidade da leitura daqui a 260 anos; em matemática o tempo é menor, mas mesmo assim não anima muito – 75 anos é o tamanho de nosso atraso.
Para traçar este cenário, o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial se baseou nos dados do Pisa, a prova internacional que compara o desempenho de adolescentes de 15 anos em setenta países.
O documento de 239 páginas examinou a educação em nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Chegou a algumas conclusões que enfatizam gargalos conhecidos com números impressionantes.
Deu em Veja
Descrição Jornalista
Pesadelo em vida real: sonhar demais pode encurtar sua vida!
13/07/2025 19:03
Comer queijo à noite pode dar pesadelos? Este estudo diz que sim
13/07/2025 18:32
Celulares podem escutar nossas conversas? Estudo responde
13/07/2025 13:08
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49