Artigo 20/02/2018 09:31

As armas de Robinson para enfrentar a eleição em Natal

O Governo Robinson Faria começa a emitir sinais de que vai topar a briga eleitoral em Natal, reduto principal de dois dos possíveis adversários: o Prefeito Carlos Eduardo Alves e a Senadora Fátima Bezerra.

O Governo Robinson Faria começa a emitir sinais de que vai topar a briga eleitoral em Natal, reduto principal de dois dos possíveis adversários: o Prefeito Carlos Eduardo Alves e a Senadora Fátima Bezerra.
Faria já ouviu de pessoas próximas de que precisa resolver dois problemas para voltar a ser competitivo na eleição deste ano:
1- Colocar em dia os salários atrasados de parte dos servidores públicos. Embora seja uma parcela eleitoral que historicamente não se dispõe a votar no Governo, faz um grande barulho e tem capacidade de mobilização através dos sindicatos e de representantes políticos.
Em ano eleitoral esta zoada é ainda mais ampliada até por correligionários do Governador;
2- Perder de pouco em Natal.
Natal e Grande Natal, como paredões de som que ampliam as informações e influências eleitorais para todo o Estado, concentram a maior parcela do eleitorado. Uma disputa equilibrada na região leva a decisão para o interior, onde as relações políticas e de poder são mais previsíveis.
Ainda prevalece nos municípios a bi-polarização do prestígio.
Se um grupo político local fica de um lado, o outro, principalmente num segundo turno, se muda de malas e bagagens para o outro lado. Muitas vezes, “de graça”.
É a lei da sobrevivência.
É nisso que o Governador Robinson aposta. Mas, para isso, não pode ser fragorosamente derrotado na capital e arredores.
E quais são as armas mais visíveis, em termos de obras, que o Governador pode usar em Natal?
Hoje vi numa destas redes sociais um filmete onde o Governo do Estado anuncia a construção de uma praça na Via Costeira, no terreno do antigo Vale das Cascatas. Projeto pronto, licitação iniciada e um novo espaço de lazer na cidade.
Pelo que deu pra entender a obra será entregue ainda neste ano.
A Moema Tinoco, projeto de décadas, que irá facilitar o acesso ao litoral sul e abrir uma nova variável para o Aeroporto, parece ser outra arma disponível. A obra segue veloz e as questões judiciais em indenizações de proprietários foram resolvidas.
Deve agradar bastante a segmentos médios e até populares que circulam ou moram na região.
O acesso Sul ao aeroporto.
Obra grande, complexa, que deixa o Aeroporto Aluízio Alves muito mais próximo da Zona Sul de Natal, de quem vem de Parnamirim, Recife, Mossoró, Macaíba e todas as demais cidades da região.
Assim que inaugurada inicia um novo acesso, o quinto, para o aeroporto. Para quem tinha um só, precário, complicado, engarrafado e impossível de andar em certas épocas do dia, é um alívio.
E, finalmente, a obra mais importante do Governo Robinson Faria em Natal. Ironicamente, uma “obra enterrada”.
Sem dúvidas o Saneamento de 100% da capital (Natal será a primeira do país), é o principal apelo eleitoral que dispõe Robinson Faria.
Estas são as principais armas, acredito, que tem o Governador para esquentar a guerra eleitoral em Natal e região.
Evidente que o Governo irá apresentar outros serviços e obras por aqui.
E enfrentar grandes questionamentos na Segurança, na Saúde, na Educação etc.
Porém, as mais visíveis são estas.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista