Sem categoria 16/10/2017 05:56
Papa canoniza 30 mártires de Cunhau e Uruaçu
O papa Francisco canoniza, na manhã deste domingo, trinta santos brasileiros das cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, martirizados entre os meses de julho e outubro de 1645, durante a ocupação holandesa no Rio Grande do Norte.
O papa Francisco canonizou, na manhã deste domingo, trinta santos brasileiros das cidades de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, martirizados entre os meses de julho e outubro de 1645, durante a ocupação holandesa no Rio Grande do Norte.
Cerca de 500 peregrinos, incluindo delegações oficiais da Igreja Católica e do governo federal, viajaram a Roma para assistir à cerimônia.
A delegação do governo tem à frente a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e 45 membros, incluindo o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), e parlamentares.
A comitiva viaja em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e fez escala em Natal (RN) para o embarque de convidados.
A cerimônia de canonização foi realizada pelo papa Francisco durante missa celebrada na Praça de São Pedro, começando às 10h15 (6h15, no horário brasileiro de verão).,
Dos 30 mártires de Natal a serem canonizados na Praça de São Pedro, no Vaticano, 28 eram brasileiros natos. Dois dos novos santos eram estrangeiros – padre Ambrósio Francisco Ferro, português, e João Lostau Navarro, francês. Como viviam no Rio Grande do Norte, são considerados brasileiros.
Com exceção dos dois padres, todos eram leigos.
Deu em Veja