Sem categoria 18/09/2017 09:24

Novas delações da OAS atingem Lula, Dilma e aliados de Temer

Novas delações prometem entregar boa parte da cúpula do atual presidente Michel Temer, além dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff.

Novas delações prometem entregar boa parte da cúpula do atual presidente Michel Temer, além dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff.
Dessa vez, oito executivos da empreiteira OAS firmaram acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF).
Os acordos chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa sexta-feira (15) e ainda aguardam homologação do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.
Conforme informação publicada pelo jornal O Globo deste sábado (16), o material é extenso e tem conteúdo comprometedor para aliados de Temer.
A empreiteira é uma das acusadas de desviar dinheiro de contratos da Petrobras para pagar propina a políticos. O acordo chegou a Supremo por conter menções a crimes supostamente cometidos por pessoas com direito ao foro privilegiado.
Conforme informa a jornalista Carolina Brígido, há ainda a expectativa de que integrantes do Judiciário também tenham sido citados.
Caso Fachin homologue as delações, a missão de dar andamento às investigações será da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assumirá o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir de segunda-feira (18), no lugar de Rodrigo Janot.
Essa será sua primeira grande tarefa à frente da PGR.
“As negociações acerca da delação da OAS foram marcadas por um vaivém peculiar. Em março de 2016, depois de longa resistência, advogados de Léo Pinheiro e procuradores da Lava-Jato abriram conversas para um eventual acordo. Em junho de 2016, começaram a aparecer no noticiário informações de que a OAS comprometeria, em delação, políticos de vários partidos. Em agosto, depois de vazado à imprensa trecho do pré-acordo, Janot determinou suspensão das negociações”, diz trecho da reportagem.
Deu em Congresso em Foco

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista