Sem categoria 20/04/2017 09:20

É preciso mudar a visão do ensino

Durante muitos anos de minha vida atuei como docente. Quando cursei engenharia civil em 1971 e 1972, já ministrava aulas de matemática e física em um cursinho em Parnamirim.

Por Josenilson Dantas (Mano)
Durante muitos anos de minha vida atuei como docente.
Quando cursei engenharia civil em 1971 e 1972, já ministrava aulas de matemática e física em um cursinho em Parnamirim.
Após um longo período (1998), voltei às salas de aula. Tive a honra de fazer parte do quadro de docentes da UnP, dos cursos de Engenharia Civil e de Tecnólogos. E, paralelamente, atuei no SENAI/RN, onde exerci as funções de Gerente de Educação e Tecnologias, Coordenador Administrativo e Financeiro do CTGÁS-ER, e Diretor de Operações.
E porque estou tratando sobre isso!? Porque precisamos MUDAR nossa visão do ensino, da educação como um todo. E compreender que, para isso, alguns conceitos são fundamentais. Exemplo:

  1. Educação não se esgota com uma disciplina ou um treinamento. É necessário que o aluno aprenda a desenvolver sua própria capacidade de reconhecer e assimilar novos conhecimentos. Aperfeiçoar-se permanentemente.
  2. Eliminar de vez a crença de que, com um diploma, você está pronto para a vida, para o mercado.
  3. Quem educa é a família. As escolas “ensinam” matemática, português, história, geografia, física, … uma profissão e a ser profissional.
  4. Entender, aceitar e acreditar que as profissões são descartáveis. O profissional não.
  5. Mudar o princípio de ver o mundo. Aprendemos a vê-lo em pedaços, quando o mundo é uma totalidade.

Entendo inclusive, que outros conceitos e pontos de vista devem existir e devem estar inseridos nesse propósito.
Não sou dono da verdade, nem pretendo ser. Mas, acredito, na hora em que todos os que fazem a educação acreditarem nesses conceitos, e compreenderem a importância do conhecimento, principalmente interdisciplinar, estaremos alcançando um grande resultado e mudando a educação.
Há uma frase que diz: “O mais precioso bem de uma instituição é saber mudar” (Autor desconhecido). De um modo em geral (e lamentavelmente), acabou-se o respeito e a educação dos alunos pelos professores, dos pais pelas escolas, o respeito pelos mais velhos e por aí vai. Inclusive nas escolas privadas. Muitos acham que, pelo fato de ‘pagar’, a escola tem que aprovar o seu filho.
Portanto, precisamos mudar com urgência esses nossos conceitos e a nossa educação…
Josenilson Dantas (Mano)

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista