Sem categoria 15/02/2017 09:02

Operação Tijolo Legal visita mais de 40 lojas em Mossoró e região

Por fatorrrh_6w8z3t

De 06 a 10 de fevereiro o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou a Operação Tijolo Legal, uma parceria entre o órgão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), e o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para a Construção do RN (Sindicer). Dos 40 estabelecimentos visitados, foram notificados mais de 80% dos comércios e 54% das cerâmicas da região.

tijolo3

De 06 a 10 de fevereiro o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou a Operação Tijolo Legal, uma parceria entre o órgão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), e o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para a Construção do RN (Sindicer).

Dos 40 estabelecimentos visitados, foram notificados mais de 80% dos comércios e 54% das cerâmicas da região.

O objetivo era estabelecer as condições dos componentes cerâmicos para alvenaria a serem comercializado, bem como a metodologia para a determinação da dimensão efetiva dos mesmos, visando à prevenção de práticas enganosas de comércio.

Em 2016, o Instituto e o Sindicer/RN realizaram uma ação de conscientização com a finalidade de orientar as cerâmicas potiguares a realizarem ensaios técnicos com os seus produtos, para que os revendedores e distribuidores tenham a garantia de que estão vendendo tijolos certificados.

A primeira fase da campanha objetivava visitar 40 estabelecimentos e, durante a operação, foi possível fiscalizar 28 comércios e 9 cerâmicas, sendo autuados 22 comércios e 5 cerâmicas, na Grande Natal. 

A economia chega a ser de 14% para o consumidor que compra tijolos de acordo com os padrões específicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a portaria do INMETRO nº 558/2013 para blocos cerâmicos (tijolos).

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista