Sem categoria 29/07/2014 09:29

A história da Ofélia e os 30 anos da Bain Douche

Por fatorrrh_6w8z3t

A Revista Glam, voltada para o mundo da moda, de junho de 2014, em sua décima sétima edição, traz uma matéria sobre os 30 anos das Lojas Bain Douche.
No texto, assinado pelos jornalistas Cinthia Lopes e entrevista de Yuno Silva, um restrospecto da história do grupo, a sua renovação, já com a segunda geração no comando das lojas de George Ramalho e Patrícia.
Quando fala a respeito do marketing e das provocadoras campanhas publicitárias da Bain Douche tempos atrás, diz o texto:
Quem era crescido no começo da década de 90 deve se lembrar da personagem “Ofélia”. Não aquela que era mulher de verdade, como na canção de Mário Lago, mas o equivalente feminino do “Bráulio!”
– Nome dado na época ao garoto-propaganda de uma ação educativa promovida pelo Ministério da Saúde para promover o uso de preservativos. Em uma jogada publicitária certeira e sem o patrulhamento de hoje, a marca estreou um comercial de TV ousado, exibido nas afiliadas da Globo Natal, Recife e Rio, onde mostrava a então famosa modelo Giselle Tigre num diálogo com a sua “Ofélia”:
“Ei, psiu, nós vamos arrasar nessas roupas da Bain Douche, diz a voz da “perseguida”.
“É, mas tem que ser com um Bráulio bem vestido”, responde a moça’, segurando uma camisinha.
… “Essas idéias malucas geralmente saíam da cabeça do meu marido, com a cumplicidade da agência Briza Propaganda”, relembra Patrícia.
Observação do Fator RRH:
Já que a matéria fala sobre a história da Bain Douche e do seu marketing, é importante repor algumas informações imprecisas no texto, coisa normal de acontecer quando já vai longe o tempo.
1- A campanha que lançou a personagem “Ofélia” para a Bain Douche é da Faz Propaganda, criação minha e de Alex Medeiros, na época redator da agência;
2- A idéia foi gerada na agência e levada ao cliente George Ramalho. Que teve a sensibilidade, a coragem e ousadia para apostar e bancar a campanha;
3- O material foi exibido nas praças de Natal e Recife. Não chegou a ser exibida no Rio. Mas todo o material foi enviado para a Globo/Rio, já que a afiliada local e a Globo de Recife não aceitaram veicular a campanha da “Ofélia”. Depois de muita luta, com o cliente Bain Douche apostando na força do material publicitário, a campanha foi liberada;
4- George Ramalho e a Bain Douche tinham razão. A campanha publicitária mereceu destaque em rede nacional dos programas de Jô Soares e do Jornal do SBT, na época apresentado por Eliakin Araújo e Leila Cordeiro. A Faz Propaganda tem recortes de jornais de todo o país, da Argentina, do Chile e do México falando a respeito da polêmica campanha publicitária. Durante uma semana eu mesmo dei entrevistas para inúmeras rádios do país;
5- Havia na TV Bandeirantes (SP) um programa chamado “A Cozinha Maravilhosa da Ofélia”. Um escritório de advocacia de São Paulo, em nome da apresentada Ofélia Ramos Anunciato, ligou para a Faz Propaganda exigindo que a campanha fosse retirada do ar imediatamente, sob pena de processo. A apresentadora não gostou da associação do seu nome com a genitália feminina.
6- E uma pequena correção musical. O nome da famosa mulher de verdade de Mário Lago é Amélia;
Não conheço, em 26 anos de publicidade do RN, campanha de varejo que tenha obtido maior repercussão nacional do que o material da Ofélia.
Com os votos de mais 30 anos de sucesso para a Bain Douche.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista