Sem categoria 19/07/2014 07:37

O cérebro do homem "desliga" diante de comerciais para mulheres

Por fatorrrh_6w8z3t

O cérebro dos homens ‘desliga’ diante de comerciais dirigidos ao público feminino.
E o primeiro comercial do break, muitas vezes mais caro que os demais, tem menos potencial de gerar emoção — o cérebro parece demorar alguns segundos para fazer a transição entre conteúdo e comercial.
Os dados são da pesquisa “Emotionology”, apresentada no Rio pela Turner, empresa do grupo Time Warner, maior produtora de notícias e entretenimento do mundo, que distribui no Brasil canais como CNN International, Boomerang, Cartoon Network, TNT e Warner Channel, entre outros.
Além da primeira fase quantitativa, com 2700 entrevistas na América Latina, foi feita uma segunda fase qualitativa, com 72 voluntários no Brasil, Argentina e México (24 em cada país), em que foi usada ressonância magnética de imagem funcional para medir o engajamento e as emoções diante de filmes e comerciais de TV.
O estudo foi realizado em dois grupos etários – 18 a 24 e 35 a 49 anos — em parceria com cientistas do Neurensics, da Universidade de Amsterdã, e da Unicamp.
Entre as descobertas quantitativas, 59% das pessoas afirmam que sempre ou frequentemente assistem a um filme mais de uma vez, para reviver experiências despertadas.
Entre os filmes, a animação foi o gênero que despertou mais emoções positivas e o terror, as negativa.
— Os três mercados (Brasil, Argentina e México) tiveram um comportamento muito parecido, e entender que emoções cada conteúdo desperta ajuda a pensar uma estratégia de grade de programação dos canais, para não colocar, por exemplo, uma comédia junto com um filme de terror, pois despertam emoções muito diferentes — observa Renata Policicio, diretora de Pesquisa de Vendas Publicitárias para a Turner na América Latina.
Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista