Sem categoria 17/07/2014 04:57

Ubirajara Macedo lança livro

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Moises de Lima
O jornalista Ubirajara Macedo tem 94 anos de vida.
Do alto dos 17 andares do prédio em que mora no bairro de Petrópolis, ao lado da esposa Lurdinha, ele vislumbra o oceano e rememora os fatos marcantes de sua caminhada na terra. Hoje tem problemas de saúde e se movimenta com dificuldade, mas a cabeça é intacta.
Ao ponto de lhe render o terceiro livro, “A Saga de Joaquina – do Ateísmo ao Cristianismo” (Sebo Vermelho), que ele não gosta de chamar de romance, mas que tem características de uma novela dramática.
Devido a saúde debilitada, o lançamento do livro será realizado em sua residência no Edifício Riomar na Avenida. Deodoro da Fonseca, 240, Petrópolis neste sábado (19) a partir das 17h.
Na ocasião, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Memória Popular lançará um DVD sobre a vida e trabalho do jornalista.
Homem viajado, “Bira”, nascido em Macaíba, militou nas lutas por direitos trabalhistas dos jornalistas durante décadas no Rio Grande do Norte. Foi preso como subversivo pela ditadura militar em 1964, fundou a Cooperativa dos Jornalistas de Natal (Coorjornat) e trabalhou em jornais locais como o Diário de Natal.
Escreveu dois livros anteriores, “ E lá fora se falava em liberdade”, em que rememora os dias como prisioneiro politico, e “A Criação do Clambom “, em que relata seu trabalho á frente dos Clube dos Amantes da Boa Música.
Com ajuda do amigo e jornalista, Nelson Patriota publicou em 2009 “No outono da memória” em que faz uma balanço de sua vida.
A obra “A Saga de Joaquina “relata, em tom de ficção, relata a trajetória de uma prostituta que deixa o interior do Rio Grande do Norte rumo a Barcelona levada por um capitão europeu.
“Decidi usar os lugares que conheci em muitas viagens para utilizar nessa história que já tinha na cabeça há cabeça há mais de vinte anos”, revela Bira.
Serviço
A Saga de Joaquina
Autor: Ubirajara Macedo
Lançamento: Sábado (19)
Horário: 17h
Local: Edifício Riomar na Avenida. Deodoro da Fonseca, 240, Petrópolis

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista