Sem categoria 10/07/2014 15:52

Comando da Aeronáutica não tem interesse em permutar o Aeroporto

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Dinarte Assunção
O Comando da Aeronáutica (Comaer), em Brasília, informou nesta quinta-feira (10) que não pretende ceder parte nenhuma do Aeroporto Augusto Severo para fins civis, conforme vem pleiteando entidades empresariais do Estado, que querem aproveitar o potencial econômico do terminal de passageiros.
A declaração da cúpula da Aeronáutica conflita diretamente com as ações do comando local da Força Aérea Brasileira, que se reuniu nessa quarta-feira com representantes do Sebrae, Fecomercio e Governo do Estado para viabilizar o uso civil do terminal de passageiros.
O Comaer foi acionado nessa quarta-feira (9) depois que o portalnoar.com revelou que parte do terreno na qual está construída a principal pista do aeroporto foi adquirida com dinheiro do Estado, que doou o terreno à União em 1999 com a finalidade de ampliar as atividades para beneficiar a população.
Como o objetivo fim foi modificado, o Estado poderá requerer o terreno de volta. É aí que entra a tese da permuta: o governo dá a pista completa à FAB e essa doa o terminal de passageiros. Mas os militares não consideram a troca.
“Até o presente momento, não foi recebida qualquer solicitação quanto à permuta. No entanto, não há interesse por parte do Comando da Aeronáutica (COMAER), pois o local vai abrigar um Centro de Treinamento Operacional (CTO)”, disse em comunicado enviado à redação o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
A cúpula da Aeronáutica vem a Natal entre os dias 22 e 24 deste mês para discutir o assunto. O esperado, agora, é que, na ocasião, eles formalizem esse posicionamento. Dias antes, em 18 de julho, um estudo encomendado pela Federação das Indústrias do RN deverá detalhar as potencialidades do aeroporto.
Caso a decisão da Aeronáutica seja irreversível, só restará saber se o Estado poderá mesmo requerer de volta parte do terreno que cedeu para ampliação da pista. Sobre o assunto, a Procuradoria Geral do Estado foi acionada e prometeu um posicionamento na próxima semana.

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista