Sem categoria 07/05/2014 05:13

Estudo diz que Brasil tem imprensa "parcialmente livre"

Por fatorrrh_6w8z3t

Apenas 2% da população latino-americana vivem em ambientes de imprensa livre. Quando o assunto é Brasil, o trabalho da comunicação é “parcialmente livre”.
Os dados são resultado de estudo realizado pela organização Freedom House e publicado nessa quinta-feira, 1° de maio, quando se lembrou o dia da liberdade de imprensa.
De acordo com informações da Exame, a pesquisa do grupo, que fica sediado em Washington, mostra mapa com sinais em verde, amarelo e violeta, que significam, respectivamente, imprensa livre, parcialmente livre e sem liberdade.
Junto com o Brasil, aparecem países como Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Haiti, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia e Guiana.
Austrália, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos, na maior parte da Europa, Israel, Japão e Uruguai fazem parte da lista “verde”. Na ponta do ranking, marcado em violeta, estão os países sem liberdade, como Cuba, Equador, México, Rússia, Venezuela, China, Vietnã, Camboja, Madagascar, grande parte de do centro e do nordeste da África, Oriente Médio e Golfo Pérsico.
De acordo com a diretora do projeto que elabora este relatório anual, Karin Karlekar, o estudo percebeu que existiram diminuições no nível global de liberdade dos meios. “Encontramos no ano passado em todas as regiões do mundo governos e atores privados atacando jornalistas, impedindo seu acesso físico aos eventos noticiosos, censurando o conteúdo e ordenando demissões de jornalistas por motivos políticos”.
Deu em Comunique-se

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista