Sem categoria 05/05/2014 05:04

Eleição suplementar de Mossoró registra abstenção recorde de 18,45%

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Marcius Valerius
A eleição suplementar de Mossoró teve um resultado bastante claro além da vitória de Francisco José Júnior, o “Silveirinha”: o eleitorado mossoroense está insatisfeito com a classe política.
O pleito deste domingo registrou uma abstenção de 18,45%, o que representa a ausência de 30.429 mossoroenses. Além da clara insatisfação que já vem sendo registrada desde os protestos do ano passado, a confusa situação eleitoral da ex-prefeita Cláudia Regina e deputada Larissa Rosado, que tentaram disputar o cargo, também influenciou.
A eleição foi bastante confusa na cabeça de muitos eleitores.
Até a semana do pleito não se tinha a certeza de quem seriam os candidatos. Vários foram os processos e recursos na Justiça Eleitoral envolvendo, principalmente, Cláudia Regina e Larissa Rosado. Esse cenário, inclusive, pode ser reflexo dos resquícios dos protestos. Alguns com causas bem definidas e outros com tom anárquico contra tudo e contra todos.
Organizada, sim. Mas confusa também. Esse foi o sentimento do eleitorado mossoroense neste domingo (4) para a escolha do novo prefeito que vai ser o gestor pelos próximos três anos e oito meses. Alguns eleitores de Cláudia Regina optaram por votar em Francisco José Júnior, o “Silveirinha”, para não dar o braço a torcer para Larissa Rosado, já que a disputa entre elas vem desde o pleito passado.
Já outros optaram por votar nulo ou em branco, já que na última quinta-feira (1), Cláudia Regina desistiu da candidatura e anunciou que não apoiaria ninguém. Outros ainda devem ter votado em Larissa, mas, ao que tudo indica, uma pequena minoria.
Além das indefinições sobre quem seria candidato, afinal, em um dia informações judiciais davam conta de que uma delas seria candidata e no outro não mais, ainda há reflexos do que se viu de protestos.
Esses que vem acontecendo desde o ano passado por vários problemas no país, que terminaram gerando a descrença na classe política. Os políticos estão com a imagem destacada prova maior aconteceu essa semana nos dois jogos do América na Arena das Dunas.
Na final do Estadual, a torcida alvirrubra vaiou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, um dos responsáveis por conseguir o patrocínio da Caixa.
No Clássico-Rei (ABC x América) foi a vez de Gustavo Carvalho, presidente do Clube já campeão, ser vaiado. Sim. Presidente, campeão e vaiado.
O grande número de abstenções, de votos em branco e votos nulos pode antecipar um pouco do que deve ser as eleições de outubro desse ano em que os eleitores potiguares escolherão o governador, os deputados estaduais e federais, o senador e o presidente da República.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista