Sem categoria 29/04/2014 19:22

PF prende quadrilha de doleiros e tem gente do RN

Por fatorrrh_6w8z3t

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29), a operação Grande Truque, que visa desarticular uma quadrilha de doleiros especializada em sonegar impostos a partir de operações ilegais de câmbio, em uma movimentação estimada de R$ 100 milhões.

O inquérito foi iniciado em 2010, com suspeitas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), mas ainda não se sabe o valor real do prejuízo dos cofres públicos. Entre os produtos importados, estavam roupas e brinquedos. Segundo a Polícia Federal, US$ 30 milhões foram apreendidos em empresas particulares e casas de câmbio durante a operação.

De acordo com a polícia, as transações realizadas sem que a Receita Federal ou o Banco do Brasil fiscalizassem o dinheiro. Com a operação, cinco pessoas foram detidas e três foram presas nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ainda nesta terça-feira (29), devem ser cumpridos 30 mandatos de busca e apreensão e 14 mandatos de condução coercitiva. O nome dos suspeitos não foi divulgado.

Além dos quatro Estados brasileiros, os doleiros também atuavam em diversos países, como a Bélgica, a China, a Itália, a Inglaterra e Portugal. Os envolvidos deverão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, com até dez anos de pena, evasão de divisas, com seis anos de pena, instituição financeira clandestina (pena de até quatro anos) e associação criminosa (até três anos de reclusão).

Deu no 247

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista