Sem categoria 25/04/2014 09:14

Brasil terá uma TV para cada habitante em 2014

Por fatorrrh_6w8z3t

A Copa do Mundo representará o impulso que faltava para o mercado de televisão no Brasil atingir a média de um aparelho por habitante.
Atualmente, 97% da população tem uma TV, média acima da mundial, de 72%, de acordo com dados da 25ª Pesquisa Anual Sobre o Uso de Tecnologia da Informação (TI), divulgada nesta quinta-feira (24/04) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
“O Brasil vai chegar a uma televisão por habitante neste ano. Estamos muito perto do ‘um pra um’ e vamos ter um impulso nas vendas neste ano por causa da Copa do Mundo”, afirmou o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa.
O levantamento também mostrou que o Brasil superou os Estados Unidos no quesito de quantidade de telefones (fixos e celulares) por habitante.
No Brasil, o índice é de 158% (mais de 3 a cada 2 habitantes), ante 156% nos Estados Unidos e 115% na média mundial.
Segundo Meirelles, a explicação para isso estaria na popularização dos aparelhos entre a população mais pobre que ganhou poder de compra nos últimos anos, associado à preferência de boa parte dos consumidores em deter mais de um aparelho com planos de operadores diferentes para combinar tarifas mais baixas nas chamadas.
“A política de não tarifação entre as mesmas operadoras provocou uma proliferação de celulares entre as camadas mais pobres”, explicou. Já nos Estados Unidos as tarifas são mais baixas, em média, diminuindo a necessidade de aquisição de diferentes chips.
Deu em Época Negócios

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista

mais lidas