Sem categoria 24/04/2014 05:31

Entenda os principais pontos do Marco Civil da Internet

Por fatorrrh_6w8z3t

O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira, 22, o Marco Civil da Internet e o projeto segue agora para sanção da presidência.
Mesmo com o esforço da oposição para ganhar tempo e discutir ajustes no projeto aprovado na Câmara dos Deputados há menos de um mês, a base aliada se impôs à minoria.
Com a aprovação, a presidente Dilma Rousseff terá a chance de apresentar o marco regulatório no Net Mundial, evento internacional que trata da governança da internet e acontece nesta semana, em São Paulo.
Confira os principais pontos estabelecidos pelo Marco Civil da Internet:
NEUTRALIDADE DA REDE
O projeto regulamenta que o tráfego de pacotes de dados não pode favorecer certos tipos de serviço. Não deve haver limite de velocidade (caso o usuário baixe muitos vídeos, a velocidade não pode ser diminuída, por exemplo) e nem censura de conteúdo.
PRIVACIDADE
Com a aprovação do Marco Civil, fotos e textos de redes sociais inativas deverão ser efetivamente excluídos, o monitoramento massivo tornara-se ilegal e será exigida uma autorização prévia do usuário para a venda de informações.
RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL
O provedor não será mais responsável por qualquer conteúdo publicado pelo internauta. Entretanto, para removê-lo, será necessária uma ação judicial.

PUNIÇÕES
O Marco Civil estabelece punição criminal, civil e administrativa para o caso de quebra de sigilo, além de indenizar usuários cujos direitos sejam violados.
Deu na ProXXIma

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista