Sem categoria 16/04/2014 05:49

Varejo no RN começa melhor em 2014

Por fatorrrh_6w8z3t

O início da recuperação do setor turístico potiguar – que em janeiro deste ano registrou um movimento bem superior ao mesmo mês do ano passado – o aquecimento esperado para um ano de Copa do Mundo e, ainda, o maior volume de investimentos públicos, injetando dinheiro novo na economia, fizeram com que o varejo potiguar tivesse em 2014 um primeiro bimestre bem melhor que em 2013.
O IBGE divulgou nesta terça-feira, 15, os dados do volume de vendas relativos a fevereiro.
No mês, o Comércio Varejista Ampliado do RN emplacou alta de 10,2%, o melhor segundo mês do ano desde 2011 (ver tabela). No somatório dos dois primeiros meses (em janeiro a alta registrada foi de 6,6%) o primeiro bimestre de 2014 acumula alta de 16,8% nas vendas, um resultado acima dos 13,8% registrados no mesmo período de 2013.
“Registrar uma alta acima de 10% é extremamente positivo. Nossa média de crescimento ficou bem maior que a média nacional (que foi de 6,5% no mês de fevereiro). Ainda é muito cedo para dizer que temos uma tendência consistente, mas estes números do primeiro bimestre são, sim, bem animadores”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz.
O crescimento do chamado “Comércio Varejista” que desconsidera os setores de “Veículos e Peças” e o de “Materiais de Construção”, ficou bem próximo do índice geral (Varejista Ampliado), emplacando no RN, em fevereiro, alta de 10,1%.
“Esta proximidade entre os dois índices (Varejista e Varejista Ampliado) mostra que não houve uma queda expressiva nestes dois segmentos (Veículos e Materiais de Construção), que têm bom valor agregado e são indicadores importantes da atividade econômica de um estado”, diz Queiroz.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista