Sem categoria 28/02/2014 09:47

CNI quer redução dos custos para melhorar PIB

Por fatorrrh_6w8z3t

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende a intensificação de medidas de redução de custos, como a desoneração dos investimentos, para retomar o crescimento da indústria com mais vigor, pois o setor, conforme demonstra o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, ainda enfrenta dificuldades.
Segundo a instituição, mesmo que os efeitos de tais iniciativas para impulsionar a competitividade não ocorram imediatamente, elas aumentam a confiança do empresariado, o que é fundamental para a elevação do nível de aplicação de recursos na produção.
Apesar do aumento de 1,3% do PIB industrial no acumulado do ano, o setor registrou redução de 0,2% no quarto trimestre na comparação com o terceiro, queda que foi de 0,9% no caso da indústria de transformação, assinalou a Confederação.
A CNI prevê que, este ano, a economia brasileira deve continuar enfrentando dificuldades para aumentar a velocidade de expansão, provavelmente com desempenho semelhante ao de 2013, já que a indústria não recuperou o vigor, e o consumo das famílias vem perdendo ritmo.
Os entraves para que se retome uma atividade mais acentuada permanecem, como as deficiências da infraestrutura.
Na visão da instituição, a pouca competitividade do setor e a baixa confiança dos empresários desestimulam a elevação dos investimentos. Esses fatores têm um complicador adicional nos juros elevados.
Deu  no Portal da CNI

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista