Sem categoria 21/02/2014 09:26

MPF/RN quer tirar lixão e afastar urubus dos aeroportos

Por fatorrrh_6w8z3t

aviao(2)O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), com base em relatório de vistoria do Ibama, recomendou à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante que realize limpeza contínua do lixão irregular existente na comunidade do Guajiru e ainda promova ações de fiscalização para identificar os responsáveis pelo despejo de resíduos no local.
O principal objetivo é reduzir a presença de urubus nas proximidades do futuro aeroporto, já em fase final de construção no município.
A recomendação, assinada pelo procurador da República Fábio Venzon, é apenas uma das ações que o Ministério Público Federal vem cobrando, junto a algumas prefeituras da Grande Natal, para tentar evitar a presença dessas aves, tanto nas proximidades do futuro Aeroporto de São Gonçalo, quanto do Augusto Severo, em Parnamirim.
Os urubus e outros pássaros podem provocar acidentes principalmente durante os pousos e decolagens dos aviões.
Outra medida apontada na recomendação é a necessidade de a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante identificar os proprietários dos imóveis onde é depositado o lixo, de forma a exigir o cercamento dos terrenos. Em vistoria realizada em julho de 2013, o Ibama apontou a existência do lixão na comunidade do Guajiru.
A área é considerada crítica pela proximidade com as rotas do atual e do futuro aeroporto.
As aves que sobrevoam o lixão podem se chocar contra as turbinas e a fuselagem dos aviões, causando acidentes.
A Infraero informou que em novembro de 2013 houve uma colisão em Salvador, com um avião Tucano, no qual o instrutor ficou desacordado e a aeronave teria caído, se não houvesse outro piloto a bordo.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista