Sem categoria 12/02/2014 10:49

Grampo ilegal do MP para denunciar Iberê foi baseado em conversa de pai de santo

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Leonardo Dantas
O Portalnoar.com teve acesso com exclusividade à gravação telefônica interceptada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), durante a investigação da Operação Sinal Fechado, considerada ilegal pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) por ter sido obtida sem a devida autorização judicial.
No áudio, os réus Alcides Fernandes e Marcos Aurélio falam da relação e negócios com outro citado na investigação, o empresário George Olímpio da Silveira. Este último não participa do diálogo, sendo apenas citado. Ele é apontado pelo MP como o principal articulador do esquema fraudulento que motivou a Operação Sinal Fechado, além de ser sócio de Alcides.
Eles teriam montado um esquema que envolveria diversas autoridades e pessoas com trânsito livre no Governo do Estado, ao fim da gestão do ex-governador Iberê Ferreira de Sousa e a atual governadora Rosalba Ciarlini. Iberê chegou a ser considerado réu, enquanto que Rosalba foi apenas arrolada como testemunha no caso.
Marcos Aurélio, conhecido como “Mago” era o pai de santo que dava conselhos a George Olímpio, que por sua vez o via como um guru espiritual.
No processo, a defesa de George alega que o Mago utilizava informações colhidas com Alcides para enganar George, e vice-versa.
A ligação interceptada trata de uma dessas conversas, na qual Marco Aurélio colhe informações com Alcides e ao mesmo tempo passa outras informações sobre George. No áudio obtido pelo Portalnoar.com, aos 3 minutos e 6 segundos acontece a primeira citação do nome de Iberê.
Alcides comenta sobre uma informação dita pelo próprio pai de santo, citando valor de R$ 1 milhão doados por uma pessoa identificada como “Mou”, repassados por sua vez a Iberê. Ele volta a associar o então governador aos 4 minutos e 10 segundos. O pai de santo se mostra insatisfeito com o atraso de pagamentos.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista