Sem categoria 23/12/2013 07:03
A felicidade tem componente biológico
Por fatorrrh_6w8z3t
Frequentemente, os silenciosos corredores do Asilo Padre Cacique, que abriga mais de 150 idosos da Capital, são inundados pelos melodiosos acordes do saxofone de Fernando Prati.
É por volta das 15h, quando o lanche da tarde é servido, que o fisioterapeuta de 57 anos aparece para encher os ouvidos dos moradores de ritmos e recordações. Ao som de clássicos de MPB, jazz e “o que mais eles gostarem”, Fernando promove momentos de descontração, alegria e emoção.
Foi há cerca de cinco anos que o fisioterapeuta descobriu o prazer de promover a felicidade dos demais. Ele, assim como milhares de pessoas ao redor do mundo, passou a dedicar parte do seu tempo, energia e dinheiro para fazer o bem. E se sente muito bem com isso.
Altruístas, generosos, solidários. Ainda que os termos tenham algumas diferenças em sua definição, todos se referem a pessoas que fazem o bem ao próximo sem esperar nada em troca – e mesmo que isso tenha algum custo. As boas ações são uma esperança para a humanidade, mas seguem um mistério para a ciência. O que motiva esse tipo de comportamento, pouco comum em outras espécies, vem sendo estudado há anos por diferentes áreas do conhecimento. E tem gerado teorias controversas.
O que os estudiosos já conseguiram comprovar é que a felicidade sentida por Fernando cada vez que visita o asilo tem um fundamento biológico. Ao proporcionar momentos bons para os idosos, uma região específica do cérebro do fisioterapeuta é ativada, liberando substâncias que dão a sensação de prazer e alegria.
É o sistema cerebral de recompensa, uma região bem primitiva, que faz com que tudo aquilo que é fundamental para a sobrevivência, como a alimentação e o sexo, sejam prazerosos. Por que ele entra em ação quando o fisioterapeuta percebe o sorriso de quem o escuta ainda não tem explicação para a ciência. Para Fernando, nem precisa:
– Tocar para este pessoal me completa, e isso me basta. Eu me conecto com eles pela música. É muito gratificante ver que as minhas melodias estão fazendo bem para esse pessoal.
Deu no ZH
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Descrição Jornalista
3 tendências para as redes sociais em 2025, segundo a Meta
16/11/2024 19:05
PCC está disputando eleições, diz Lula a governadores
01/11/2024 11:10