Sem categoria 02/12/2013 04:56

RN recebe hoje nova equipe para o Mais Médicos

Por fatorrrh_6w8z3t

Os 91 médicos cubanos que vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos em 71 municípios do Rio Grande do Norte chegam a Natal nesta segunda-feira (2). Sete destes profissionais serão recebidos pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, na base aérea, como parte de um esforço conjunto do governo federal para recepcionar os médicos nos estados.
Em Natal, passarão uma semana conhecendo a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar.
Esses profissionais se juntam aos 53 que já estão em atividade no Rio Grande do Norte, totalizando 144 médicos do programa em 90 municípios. Com isso, o Mais Médicos chegará a quase 500 mil pessoas que não tinham acesso a atendimento médico em atenção básica no estado.
O novo grupo está entre os 2.117 que começaram a se deslocar para os estados brasileiros a partir de sábado (30), após aprovação no curso de avaliação do programa. Outros 700, totalizando os três mil médicos que desembarcaram no Brasil no início do mês, terminam o curso na próxima quarta-feira (4).
“Com a atuação desses médicos e médicas, já na segunda etapa do programa, nós vamos conseguir atender a todos os municípios do Semiárido nordestino e da Amazônia Legal, entre outras regiões carentes do país, com o Vale do Jequitinhonha e Vale do Ribeira.
Em dezembro, quando todos tiveram concluído a avaliação, vamos garantir que todos os municípios prioritários que solicitaram médicos do programa tenham pelo menos um profissional do Mais Médicos atendendo”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista