Sem categoria 19/10/2013 05:30

Cuidado com o que você pensa

Por fatorrrh_6w8z3t

Cientistas descobriram um jeito de “ler mentes”.
A técnica, por enquanto, só funciona com pensamentos numéricos e não permite descobrir exatamente em que a pessoa está pensando, mas torna possível saber se alguém está pensando em valores.
A descoberta pode levar a diversas aplicações no futuro, como permitir que pacientes que perderam a capacidade da fala após um derrame, por exemplo, se comuniquem por meio do pensamento.
Teorias “conspiratórias” afirmam que a técnica pode ser utilizada para criar um chip que mapeie pensamentos.
“Se fosse um jogo de baseball, nós teríamos acabado de comprar o ingresso para entrar no estádio”, compara Josef Parvizi, neurologista da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo.
Publicada nesta semana no periódico Nature Communications, a pesquisa é a primeira a medir a atividade cerebral de voluntários não apenas em ambientes laboratoriais, mas em ações cotidianas. Os três voluntários do estudo foram pacientes que estavam internados em um hospital, aguardando uma cirurgia para epilepsia resistente a medicamentos.
Para descobrir o local do cérebro que originava as convulsões e verificar a possibilidade de removê-lo cirurgicamente sem afetar outras funções do organismo, esses pacientes tiveram parte do crânio removida para a implantação de eletrodos diretamente no cérebro.
Enquanto aguardavam os resultados dos exames, os participantes permaneceram internados, mas podiam realizar atividades como conversar com amigos e familiares, comer e assistir televisão.
Deu na Veja

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista