Sem categoria 10/09/2013 05:12

Brasileiros gastarão R$ 55 bi em produtos de beleza

Por fatorrrh_6w8z3t

O consumo de produtos de beleza e higiene deve ter um crescimento de 11% neste ano em comparação com 2012, como aponta o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.
De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 55,13 bilhões com esses produtos neste ano, frente aos R$ 49,65 bilhões de 2012.

A classe C, que representa 53% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo: R$ 24,6 bilhões, o que representa 45% do total do consumo nacional.
Logo em seguida vem a classe B, que com 25% dos domicílios em área urbana tem um potencial de gasto com esses produtos estimado em R$ 21,06 bilhões (38% do consumo).
    Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por classe
Classe
Número de domicílios em área urbana
% Domicílios
Potencial de consumo
(R$ milhões)
% Potencial de consumo
A
1.398.055
2,72
4.715,68
8,55
B
13.916.180
25,11
21.065,70
38,20
C
27.040.220
52,56
24.646,24
44,70
DE
10.087.588
19,61
4.711,02
8,54
Brasil
51.442.043
100
   55.138,64
100
     Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE InteligênciaPor região, o Sudeste representa metade do consumo do país, seguido pelo Nordeste (19%) e Sul (16%). Entretanto, os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos, com consumo anual de R$ 374,59 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 365,60, e no Sudeste, de R$ 361,58. A média per capta nacional é de R$ 335,88.
Potencial anual de consumo para cuidados pessoais por região
Região
Potencial de Consumo
(R$ milhões)
% Potencial de Consumo
Consumo per Capita
R$/hab por ano
Norte
3.728,60
6,76
307,30
Nordeste
10.399,29
18,86
262,61
Sudeste
27.472,44
49,82
361,58
Sul
8.820,83
16,00
374,59
Centro oeste
4.717,48
8,56
365,60
Brasil
55.138,64
100
335,88
     Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
Quando os dados por classe e região são cruzados, o Pyxis Consumo aponta que a classe C do Sudeste é a que mais vai gastar com produtos de beleza: R$ 11,84 bilhões. A classe B, também do Sudeste, tem o segundo maior potencial de consumo dessa categoria, com R$ 11,61 bilhões. A classe A do Norte é a que menos vai consumir esses produtos neste ano, com gastos estimados em R$ 292,84 milhões.
Potencial de consumo por classe e por região
Classe
Sul
(R$ milhões)
Sudeste
(R$ milhões)
Nordeste
(R$ milhões)
Norte
(R$ milhões)
Centro Oeste
(R$ milhões)
A
804,64
2.390,58
719,97
292,84
507,65
B
3.566,56
11.615,11
2.759,73
1.251,93
1.872,37
C
3.948,69
11.842,53
5.107,72
1.757,42
1.989,88
DE
500,94
1.624,22
1.811,87
426,41
347,58
Total
8.820,83
27.472,44
10.399,29
3.728,60
4.717,48
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – IBOPE Inteligência
O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo, escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e cotonete.
 Deu no IBOPE
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista