Sem categoria 05/09/2013 09:20

Vereador de Mossoró apresenta projeto para contratar jornalistas

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Blog de Carlos Santos
O vereador Professor Francisco Carlos (PV) apresentou nesta quarta-feira (04) projeto de lei denominado por ele como “Lei Municipal de Acesso à Informação e Transparência sobre Obras Públicas”.
Ela enseja contratação de jornalistas à divulgação de obras municipais, mas pagos por empresas privadas com obras/serviços na área de construção/engenharia.
De acordo com o autor da proposição, a ideia é criar uma obrigação para que empresas que tenham obras e serviços de engenharia acima de R$ 300 mil contratadas com o poder público contratem um jornalista para divulgar aos veículos de comunicação e a quem se interessar, informações sobre o andamento da  obra.
O vereador justificou que a transparência da informação precisa ter dois requisitos básicos, na hora da sua divulgação: acessibilidade e inteligibilidade. Ou seja: as pessoas precisam ter condições de ter acesso a essa informação e, ao mesmo tempo, entendê-las.
“O nosso mandato reconhece que o profissional mais qualificado para fazer isso é o jornalista, que é acima de tudo um fomentador da informação, um facilitador entre aquilo que a fonte revela e o seu público.”, afirmou Francisco Carlos.
Observação do Fator RRH:
É a história de falar em corda com o pescoço dos outros.
A esquisita ideia do vereador mossoroense é sem dúvida uma nova maneira do Poder Público contratar jornalistas.
Ora, a empresa privada, se tiver mais este custo, vai incluir no preço das contratações.
Quem pagará, portanto, será o dinheiro desviado do valor da obra pública para o bolso dos jornalistas.
E o vereador ainda fica bem com os novos assalariados.
Tem cada ideia.
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista