Sem categoria 15/08/2013 10:07
STF retoma julgamento do mensalão após negar recursos
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) retomam nesta quinta-feira (15) a segunda fase do julgamento do mensalão.
A análise dos embargos declaratórios começa pelo processo do ex-deputado pelo PTB Romeu Queiroz.
O ex-parlamentar foi condenado no processo do mensalão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro com pena de seis anos e seis meses de reclusão mais multa de R$ 828 mil.
O petebista é acusado de receber R$ 102 mil por meio da agência de Marcos Valério, para que apoiasse no Congresso projetos de interesse do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento prossegue com a revisão dos casos de Roberto Jefferson, Simone Vasconcelos e Bispo Rodrigues. Joaquim Barbosa ainda não definiu o restante da listagem. Ao todo, foram apresentados 26 embargos de declaração.
Nesta quarta-feira (14), o Supremo negou os recursos apresentados por quatro condenados:o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-primeiro-secretário do PTB Emerson Palmieri, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas e o ex-deputado do PMDB José Borba.
Antes, o Supremo rejeitou os primeiros embargos declaratórios apresentados pelos condenados na ação. Eles seguiram o voto do relator Joaquim Barbosa que começou a votar em blocos recursos comuns apresentados pelos condenados e rejeitou as primeiras questões preliminares apresentadas pela defesa.
— São absolutamente descabidos os pedidos formulados nesses embargos de declaração.
Votaram com Joaquim Barbosa os ministros Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia a rejeição das cinco questões preliminares.
Os pedidos rejeitados foram: a necessidade de redistribuição dos embargos a outro relator, a retirada da decisão de algumas manifestações feitas pelos ministros, o desmembramento do processo, e a revisão da metodologia adotada na análise da AP 470 (separação do julgamento da dosimetria das penas) e a anulação do voto do ministro Ayres Brito, que não participou da definição das penas, por ter se aposentado.
Deu no R7
Descrição Jornalista
Brasileiros não ligam muito para IA no celular, diz pesquisa
03/07/2025 18:35
Como pesadelos frequentes podem encurtar sua vida em alguns anos
03/07/2025 15:30
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49