Sem categoria 31/07/2013 05:06

O perfil de quem compra automóvel no Brasil

Por fatorrrh_6w8z3t

A Ipsos realizou pesquisa com base nos Estudos Marplan EGM com o objetivo de conhecer o perfil do consumidor de automóveis no Brasil.
De acordo com o levantamento, preço e consumo de combustível são os fatores mais importantes para homens e mulheres proprietários de automóveis.
Para os homens, a marca, a segurança e a potência do motor vêm logo em seguida. Já as mulheres citam segurança, comodidade dos interiores e marca.
O estudo aponta que o consumidor que surge na contemporaneidade tem grande poder de escolha e costuma buscar, testar e comparar informações sobre as marcas e os modelos antes de realizar uma compra”, destaca o diretor de contas da Ipsos MediaCT, Diego Oliveira.
Os dados apontam que 43% dos donos de automóveis e 49% dos que têm intenção de comprá-los pedem conselho antes de efetuar a aquisição.
Ainda segundo a pesquisa, 59% dos proprietários de automóveis e 62% dos que pretendem comprar carros se sentem bem quando são reconhecidos como bem sucedidos economicamente.
Entre os brasileiros do primeiro grupo, 53% preferem produtos que ofereçam a última palavra em tecnologia. Ao analisar o segundo grupo, o índice é de 56%.
O levantamento também analisou como agem atuais e potenciais consumidores de automóveis. Entre os atuais, 75% são muito cuidadosos com dinheiro e 36% preferem comprar a crédito a esperar para comprar à vista. Já entre os potenciais, os índices são de 70% e 40%, respectivamente.
A maioria de ambos os grupos é otimista: 78% dos donos de automóveis e 85% dos que pretendem comprar acreditam que a vida será melhor no futuro.
A pesquisa foi realizada de abril de 2012 a março de 2013, em 13 mercados, com proprietários de automóveis e pessoas interessadas em adquirir carros novos ou usados.
Deu no Meio&Mensagem
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista