Sem categoria 24/07/2013 19:34

Bancos lideram no valor das marcas

Todas as marcas desejam ser reconhecidas, tanto pelo consumidor final como pelo próprio universo corporativo. Todos os valores intangíveis que compõe uma empresa são também aqueles materializam o seu valor de mercado.
Quer saber quais são as marcas mais valiosas do Brasil? A Brand Finance Brasil divulgou o ranking do ano de 2013.
A lista é liderada pelo segmento bancário, que possui forte presença entre as Top 10 seguido pelo setor de Telecomunicação.
O setor de eletricidade foi o mais afetado no ranking, sobretudo devido ao futuro impacto nas receitas causado pela mudança estabelecida pelo governo no ano passado, essa é a avaliação da Brand Finance.
O diretor de novos negócios da Brand Finance América do Sul Pedro Tavares comenta que “neste momento, o Brasil está em alerta para o risco de uma desaceleração e contenção do crescimento da economia, sendo prioritário a adoção de políticas que não abandonem a sustentabilidade, e apoiem a recuperação da demanda econômica e do crescimento no médio prazo.”
Segundo Flavio Andrade, analista da Brand Finance Brasil em Londres, embora as marcas brasileiras possuam forte presença na América do Sul, a maior parte delas ainda são dependentes do mercado local e acabam sentido o efeito no curto prazo quando a economia se encontra em ritmo moderado. Para evitar este tipo de risco, é necessário haver um aumento no investimento de novos planos estratégicos para expandir a marca fora do país no intuito de mitigar riscos ligados a cenários instáveis.
O estudo é produzido com base em um levantamento financeiro sobre as empresas e em questionários com clientes e especialistas em medir a força de marcas. O método usado é o do Royalty Relief, amplamente usado no mundo e reconhecido por autoridades legais, tributárias, financeiras, entre outras.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista