Sem categoria 10/07/2013 05:57
Líderes rejeitam plebiscito em 2014
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta terça-feira que 90% dos líderes partidários da Casa decidiram rejeitar a realização de um plebiscito sobre a reforma política nos moldes defendidos pela presidente Dilma Rousseff.
“O prazo exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (para a realização de um plebiscito que possa valer já para as eleições de 2014) é de 70 dias. Dentro desse prazo não haveria como fazer o plebiscito para 2014. Essa foi a constatação de todos”, disse Alves.
O pemedebista anunciou a criação de um grupo de trabalho formado por deputados que irão elaborar uma proposta de reforma política no prazo de 90 dias. A ideia é que o texto seja depois submetido a um referendo popular. “Todos assumiram compromisso com isso”, afirmou.
Na reunião, apenas PT, PCdoB e PDT defenderam a realização de um plebiscito. À saída da reunião, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), disse que o partido não desistiu do plebiscito e que irá recolher assinaturas para apresentar um decreto legislativo que autorize a realização da consulta. “O PT entende que há chance de o plebiscito ocorrer. Temo que não haja nenhum acordo sobre a reforma política aqui. Por isso é questão de honra ouvir o povo”, declarou.
Entretanto, a soma das bancadas de PT, PCdoB e PDT -128 deputados – é menor do que o número mínimo de apoio necessário para viabilizar um projeto de decreto legislativo: 171 assinaturas.
O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), disse que, ainda que o PT consiga as assinaturas, não terá maioria para aprovar o plebiscito no plenário.
Descrição Jornalista
Fundo do mar: conhecemos apenas 0,001%
09/05/2025 15:06
Pix movimenta R$ 81 bilhões no RN nos primeiros quatro meses de 2025
09/05/2025 12:26