Sem categoria 23/06/2013 05:00

Municípios não podem manter máquinas doadas

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portal no Ar
Os 149 municípios do RN que receberão as 250 máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras entregues pelo Governo Federal para manutenção de açudes querem mais.
Desejam uma contrapartida financeira do Governo do Estado para manutenção e operação do maquinário.
“Já fizemos um pedido à presidente Dilma que veio aqui nos entregar as máquinas. Temos um projeto tramitando no Congresso Nacional e queremos que o Estado coloque formas de financiamento, pois os municípios que hoje não têm receita para a operação destas máquinas”, disse Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn).
A manutenção e operação  de cada veículo custa em torno de 20 mil reais por mês aos cofres públicos.
Segundo ele as administrações municipais têm uma despesa alta com outras ações fundamentais e a operação das máquinas demandará despesas que podem ferir a Leis de Responsabilidade Fiscal”, comentou.
Ontem o curso de capacitação para 300 operadores da máquina foi encerrado na Escola do Governo com treinamento técnico e específico.
“Até o próximo final de semana estaremos entregando todas as máquinas aos municípios”, informou, Raimundo Sobrinho, delegado Federal Agrário no RN.
Segundo Sobrinho, para que as entregas das máquinas sejam efetuadas, os municípios terão que arcar com as despesas de transportes das máquinas.
“Isso pode demorar ainda alguns dias pois não existem muito veículos apropriados para este tipo de transporte no estado”.
As máquinas estão estacionadas no Centro Administrativo e Parque Aristófanes Fernandes.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista