Sem categoria 21/06/2013 11:22

Procuradores de Justiça processam o novo Procurador Geral do MP

Deu no Portal no Ar
Por Leonardo Dantas
Os procuradores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entraram com uma ação conjunta contra o procurador-geral do órgão.
O processo de segundo grau nº 2013.010133-3, que tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), requer a intervenção judicial sobre medidas tomadas pelo Procurador-Geral de Justiça, cargo este ocupado desde a quarta-feira (19) pelo promotor Rinaldo Reis.
De acordo com o processo, 20 dos 21 procuradores ligados ao MPRN impetraram com a ação cujo objeto “requer a concessão da segurança, a fim de determinar que o Procurador-Geral de Justiça se abstenha de enviar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte qualquer Projeto de Lei tratando de criação, extinção e transformação de cargos públicos do MPRN sem antes submeter tal proposta à prévia deliberação do Colégio de Procuradores de Justiça (…)”.
O pedido usa como argumento o Item III, o Artigo 10 da Lei Federal nº 8.625/93, que traz em seu texto “submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e de orçamento anual”.
Os argumentos incluem ainda a Seção II, da Lei Complementar Estadual nº 141/96 (Lei Orgânica do MPRN), que trata do Colegiado de Procuradores e transcreve: “aprovar a proposta orçamentária anual do Ministério Público elaborada pela Procuradoria-Geral de Justiça, bem como os projetos de criação de cargos e serviços auxiliares; (redação dada pela Lei Complementar nº 309/2005)”.
O requerimento sugere como penalidade “a pena de multa diária em caráter pessoal por descumprimento de decisão judicial”.
O portalnoar.com entrou em contato com um dos advogados de defesa dos procuradores de Justiça.
Entretanto, o mesmo informou que não estava autorizado pelos clientes para falar sobre o caso com a imprensa.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista