Sem categoria 21/06/2013 06:21

Pauta das manifestações começa a ser formulada

Por fatorrrh_6w8z3t

Na tentativa de entender a complexidade dos movimentos sociais, o secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Diogo Sant”ana, se reuniu, na tarde de ontem, com um pequeno grupo de manifestantes.
Com uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff, os advogados Francisco de Paiva e Kayo Leite elencaram oito motivações para os protestos. Eles pediram uma reunião maior, com representantes de outros núcleos, e Diogo ficou de avaliar a possibilidade.
Os dois advogados tomaram a iniciativa de procurar representantes dos Três Poderes quando perceberam a dificuldade dos políticos de entenderem quais eram as demandas.
“Precisamos começar a tratar os temas de forma pragmática. Gritar, todo mundo grita, mas queremos gritar para resolver”, explicou Francisco.
Na carta, são elencadas as oito principais razões para as manifestações. Entre elas, estão a falta de políticas públicas e investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte público e o descaso diante dos indicadores crescentes de violência.
Também enumeram a falta de transparência do governo quanto ao investimento nas obras da Copa do Mundo.
O grupo foi recebido pelo secretário executivo porque o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, estava em Mato Grosso do Sul em uma mesa de negociação com índios terenas e guaranis-kaiowás.
Apesar da ausência do titular da pasta, Diogo Sant”ana também se reuniu, no fim da tarde, com técnicos da Secretaria de Juventude, para avaliar as percepções acumuladas sobre os protestos até agora. Por meio de slides, foram apresentadas as avaliações sobre motivações, organizadores e formas de atuação.
O grupo que esteve no Planalto também procurou parlamentares.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou reunião às 17h15, mas cancelou.
Ele queria um encontro conjunto com manifestantes da Universidade de Brasília (UnB), mas houve dificuldade em definir um grupo de até seis pessoas para representá-los, como Renan pediu.
A reunião será remarcada para a semana que vem.
Hoje, os manifestantes vão procurar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e parlamentares da Câmara Legislativa.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista