Sem categoria 18/06/2013 04:58

É a maior rede social do mundo e você nunca ouviu falar

Por fatorrrh_6w8z3t

 Deu no Advertising Age, por John Stampfel
Os japoneses passam muito tempo do dia fora de casa e os serviços móveis são uma parte essencial dos seus trajetos cotidianos.
Durante as viagens diárias, contabiliza-se em 28% do uso de dispositivos móveis no Japão e as mídias sociais consomem grande parte disso.
Nove meses atrás, quase todo mundo em meu transporte diário estava usando o Twitter, que agora possui 20 milhões de usuários no Japão.
Mas muitos mudaram para a plataforma em ascensão, a Line, lançada em 2011 pelo NHN Japão após o terremoto em Tohoku.
O nome se refere às linhas que se formaram fora dos telefones públicos depois do desastre.
Com um forte suporte de anúncios e testemunhais de celebridades, o aplicativo, que oferece mensagens instantâneas gratuitas e ligações através de smartphones, tablets e desktops, é a rede social que hoje cresce mais rápido no país.
Recentemente, alcançou 50 milhões de seguidores em apenas 399 dias. Em janeiro de 2013, o número total de seguidores japoneses atingiu 40 milhões; e 60% das japonesas entre os 20 e 30 anos, mostra a pesquisa da Line, usam a plataforma todos os dias.
A Line e seu aparente NHN (que também é dona da Naver, maior portal da Coréia) monetizaram a rede motivando usuários não só a seguirem marcas, mas a realizarem ações, o que tornou a Line incrivelmente atraente para os anunciantes do varejo. Segundo pesquisa realizada pela Line, mais da metade de usuárias seguem marcas oficiais. Além disso, 63% de todos os usuários leem mensagens de marca, 32% utilizam cupons enviados pela Line e 27% clicam em links.
Diferentemente do Facebook, entretanto, anunciantes podem usar a plataforma somente se pagarem.
Há um cartão com tarifa fixa e o número de mensagens é controlado. Por exemplo, uma campanha de quatro semanas com cinco mensagens custará 8 milhões de yens (R$ 163 mil), enquanto uma campanha de 12 semanas oferecendo 15 mensagens (no máximo, duas por semana) terá o valor de 15 milhões de yens (R$ 305 mil).

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista