Sem categoria 18/06/2013 15:47

China lança o computador mais poderoso do mundo

Por fatorrrh_6w8z3t

O computador mais poderoso do mundo é chinês.
O Tianhe-2 (Via Láctea-2, em tradução livre), desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa da China, tem capacidade de processamento de 33,86 quadrilhões de operações por segundo, quase o dobro do segundo colocado, o americano Titan, com 17,59 petaflop/s.
A lista TOP500 foi divulgada nesta segunda-feira, durante a abertura da Conferência Internacional de Supercomputação, em Leipzig, na Alemanha.
O Tianhe-2 será instalado ainda este ano no Centro Nacional de Supercomputação, em Guangzho.
A aparição da máquina chinesa causou surpresa, pois aconteceu dois anos antes do previsto, e marca o retorno da China ao topo da lista, lugar ocupado em novembro de 2010 e junho de 2011, com o Tianhe-1A.
O supercomputador reúne 32 mil processadores Xeon IvyBridge e 48 mil Xeon Phi — ambos da Intel —, resultando em uma combinação de 3,1 milhões de núcleos de processamento. Ele também inclui uma série de componentes desenvolvidos na China, incluindo os softwares e o sistema operacional Kylin.
O supercomputador brasileiro mais bem colocado na lista é o Grifo04, que ocupa a 122ª posição. Ele foi desenvolvido pela Itautec e está a serviço da Petrobras. Com 17,4 mil núcleos de processamento, a máquina é capaz de realizar 250 trilhões de operações por segundo.
Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista