Sem categoria 14/06/2013 10:39

Os puxadores das vendas no RN em abril

Por fatorrrh_6w8z3t

O volume de vendas do comércio potiguar no mês de abril surpreendeu e emplacou alta de 16,8%, elevando a média do primeiro quadrimestre acima dos dois dígitos, com 10,6% de incremento sobre igual período do ano passado.
Os números, divulgados nesta quinta-feira, 13, pelo IBGE, dizem respeito ao Comércio Varejista Ampliado.
No caso do Comércio Varejista – que não considera as vendas dos setores de automóveis e materiais de construção – o incremento foi um pouco menor, de 11,6%, mas ainda assim surpreendente. O Rio Grande do Norte teve a segunda maior variação de vendas do Nordeste, atrás apenas da Paraíba.
De acordo com a pesquisa, o segmento de Automóveis, com variação de 6,8%, registrou o maior impacto na formação da taxa do varejo. O segundo maior impacto ficou por conta do setor de Móveis e Eletrodomésticos, com variação de 9,2%.
Com o terceiro maior impacto, a atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, apresentou crescimento de 14,9% na comparação com abril de 2012.
O segmento de Combustíveis e lubrificantes, com 8,3% de variação respondeu este mês pela quarta maior contribuição à taxa global.
Vale ressaltar que cada segmento tem um peso diferente no número final do crescimento de vendas, que depende do seu tamanho no contexto do varejo.
O presidente em exercício da Fecomércio RN, Luiz Antonio Lacerda, afirma que a boa surpresa dos números de abril é animadora. “Sabemos que ela foi puxada por questões pontuais, como o recorde de vendas no setor de automóveis, que impacta também nas vendas de combustíveis, e uma expectativa do fim das isenções para os eletrodomésticos, que levaram algumas pessoas a antecipar compras neste segmento.
Mas, mesmo assim, este crescimento é um alento e esperamos que ele possa se consolidar nos meses de maio e junho. Temos alguns motivos para acreditar nisso, como a prorrogação dos benefícios fiscais para alguns segmentos, duas datas fortes entre maio e junho (Dia das Mães e Dia dos Namorados) e, mais recentemente, o anúncio de linhas de crédito para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida mobiliarem suas casas”, ressaltou ele.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista