Sem categoria 13/06/2013 05:45
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, acompanharam a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, numa audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Também participaram da reunião o secretário nacional de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda, o secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca e os diretores da Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer, Ricardo Curioso, Aluizio Bezerra e Artur Vilarim.
Demonstrando familiaridade com as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde do RN, o ministro Alexandre Padilha quis saber como estava a situação das macas nos corredores do hospital Walfredo Gurgel. Informado pela governadora e pelo secretário Luiz Roberto de que o número caiu de 158 para 70, Padilha quis saber o que poderia ser feito para zerá-lo.
O secretário garantiu que, recebendo ajuda do Ministério para colocar em funcionamento a UPA da Cidade da Esperança, a de Parnamirim e a de Macaíba, em 60 dias, espera conseguir essa meta. E – prosseguiu – abrindo também a UPA de Mossoró, evitaria que o Hospital daquela cidade também passasse a enfrentar problema de superlotação.
Alexandre Padilha assegurou que os pleitos serão todos devidamente analisados, prometendo se empenhar na liberação dos recursos o mais brevemente possível. E também se comprometeu em procurar viabilizar os pleitos com relação à ampliação do número de cirurgias cardíacas em crianças; implantação do SAMU em Caicó e em Currais Novos; e de aumento do número de leitos de UTI, dentro do organograma apresentado pelo secretário de saúde e pela governadora: mais 6 em 20 dias; 26 em 60 dias, chegando a 58 até o final do ano.
O ministro Alexandre Padilha também foi sensível à informação repassada pelo secretário Luiz Roberto quanto a situação de defasagem do repasse per capita para a saúde do Rio Grande do Norte.
– Estamos R$ 59,00 abaixo da média nacional, enfatizou o secretário.
Fonte e foto: Assessoria