Sem categoria 09/06/2013 12:17

UNE e UBES estão inabilitadas

Por fatorrrh_6w8z3t

No último dia 5 de junho, com a assinatura do Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Demétrio Torres, o órgão decidiu pela inabilitação das entidades estudantis nacionais, UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) para emissão do selo que dá direito à utilização no sistema de meia passagem intermunicipal.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O órgão ignorou a decisão do Tribunal de Justiça do RN que em 2011 decidiu que era desproporcional exigir das entidades nacionais documentos de todos os seus diretores, que, juntas, somam mais de 150 em todo o Brasil. Para o DER, embora a decisão não especifique o ano de validade da decisão, o seu teor só valeria para aquele ano.
O Departamento de Estradas de Rodagem ignora várias decisões judiciais e desde o ano passado age com morosidade na constituição do Conselho Administrativo da Meia Passagem, constituído pela APES (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas) e pela própria UNE.
Segundo a decisão nos autos do processo 0801205-79.2012.8.20.0001, “o comportamento do DER está a demonstrar a má vontade na constituição do Conselho Administrativo, que já deveria ter sido criado de há muito tempo, e tem a importante missão de fiscalizar a administração da concessão do benefício da Meia Passagem que é feita pelo próprio DER”.
A ausência da fiscalização da concessão do direito à meia passagem intermunicipal compromete, segundo a juíza Patrícia Gondim Moreira Pereira, a própria “lisura” do processo.
Em sua decisão, ela justifica afirmando que “o atraso na composição e início do funcionamento do CAMP importa na ausência de fiscalização, comprometendo a lisura da concessão do benefício da meia passagem”.
Fonte: Assessoria
 
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista