Sem categoria 20/05/2013 18:09

Congresso reage a Barbosa

Por fatorrrh_6w8z3t

O deputado André Vargas (PT-PR), que está como presidente interino da Câmara em razão de viagem em missão oficial de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, são um desrespeito ao Congresso, instituição na qual todos os integrantes são eleitos pelo voto popular.
Para Vargas, Joaquim Barbosa não está à altura do cargo que ocupa e esta fala, como outras, revela o viés autoritário do ministro que parece “apostar em crise, no tensionamento com o Congresso Nacional”.
Em uma palestra a alunos de Direito nesta segunda-feira, Barbosa criticou duramente a atuação do Congresso, que disse ser dominado pelo Executivo e se notabiliza por sua ineficiência e incapacidade de deliberar. Afirmou ainda que os partidos no Brasil são de “mentirinha” e que seus líderes querem apenas o poder pelo poder.

— As declarações só reforçam o que acho dele: que não está preparado para ser ministro e muito menos presidente do Supremo. É mais uma fala com viés autoritário e um desrespeito a uma instituição em que todos os integrantes são eleitos pelo povo. Ninguém aqui é nomeado. Me parece que ele aposta em crise, no tensionamento com o Congresso Nacional. Com que interesses, não sei — disse André Vargas, acrescentando que é um posicionamento político de Joaquim Barbosa: —
Ou é despreparo ou é algo com interesse não declarado.
André Vargas disse que a reação da Câmara a esse tipo de declaração tem que ser a continuidade dos trabalhos:
— A reação que a Câmara pode fazer é continuar trabalhando pelo Brasil. O Supremo merece todo o nosso respeito, mas momentaneamente tem um presidente que não está à altura da função.
No plenário do Senado, as declarações de Barbosa também causaram barulho.
Deu em O Globo
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista