Sem categoria 12/05/2013 04:23

Desempenho da indústria brasileira foi o pior

Por fatorrrh_6w8z3t

O desempenho da indústria brasileira em 2012 foi o pior entre 25 nações emergentes e importantes economias da América Latina.
A queda de 2,6% na produção industrial do país foi, de longe, a mais acentuada do grupo. O Egito, segundo pior colocado, registrou contração de 1,9%.
A indústria brasileira como componente do PIB (Produto Interno Bruto) –que, além da produção de manufaturados, inclui setores como construção civil e energia elétrica– também amargou a maior contração no mundo emergente. A queda desse indicador foi de 0,8%.
Os dados são da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) e mostram que o retrato de crise no setor é renitente. Em 2011, o resultado da produção industrial brasileira já figurava entre os três piores do grupo analisado.
Segundo especialistas, os números confirmam que problemas domésticos têm exercido maior influência sobre a trajetória da indústria do que a crise externa.
“Esses dados causam muita preocupação. A crise externa existe e afetou todos, mas fomos piores do que os demais”, afirma Flávio Castelo Branco, gerente de política econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Deu na Folha de São Paulo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista