Sem categoria 10/05/2013 09:36

O programa do PT, segundo César Maia

Por fatorrrh_6w8z3t

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, em seu ex-blog de hoje, faz uma análise do Programa do PT exibido ontem em rede nacional de rádio e TV.
Leiam o que achou o vereador do DEM carioca:
1. Ontem (09), o PT apresentou o seu pior programa partidário de todos os tempos.
            
2. Conceitualmente o pior. Na mega pesquisa coordenada pela  professora Kathleen Jamieson, no início dos anos 90 cobrindo todas as eleições presidenciais de Kennedy a Clinton, ela conclui que há 3 tipos de comunicação política pela TV. A que contrapõe posições ela chama de comunicação de contraste. A que fala mal do adversário, ela chama de negativa. E a que fala bem de si mesmo ela chama de defensiva. Pela ordem, a primeira gera mais memorabilidade, seguida da segunda. A comunicação defensiva é a que menos fica retida: dilui-se em pouco tempo.
            
3. No afã de responder ao clima de pessimismo que cresce no país, a opção foi falar bem dos dez anos dos governos do PT. Números, estatística, afirmações que destacam o Brasil… Para afirmar o governo Dilma, aparecem ministros, que ninguém conhece, falando abobrinhas positivas sobre o que fazem. Pura perda de tempo.
            
4. No final, um quadro com Lula e Dilma se mesclando, querendo significar que Lula e Dilma são um só.  E imagens de Dilma num encontro partidário, mostrando entusiasmo para as câmeras.
            
5. E, para culminar, o programa termina e o Jornal Nacional entra com manchetes: Inflação crescendo é logo a primeira. A sensação que fica para os distraídos é que tudo o que foi dito para trás na telinha é mentira. Nem nisso o programa teve sorte.
            
6. Se foi para melhorar o clima de pessimismo, o programa do PT sequer produzirá memória. Se foi para exaltar a equipe de governo, o distinto público não foi avisado. Se foi para reabrir a campanha eleitoral, ninguém entendeu nada. De nada serviu.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista